Seridó

Aura Minerals completa 1 ano de atuação no Rio Grande do Norte

Foto: Reprodução

A data é celebrada com resultados que refletem a atuação pautada por valores nobres e guiada pela missão minerar para a sociedade criar, inovar e prosperar

Há um ano, a mineradora de ouro e cobre, Aura Minerals, deu início às atividades no município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte. Em ritmo acelerado, o projeto provoca transformações positivas que já são percebidas pela comunidade local.

Em pouco tempo, avanços importantes em temas para o bem-estar e qualidade de vida da sociedade, como segurança, meio ambiente, desenvolvimento da economia local são associados à mina de ouro, ainda em fase de construção. A companhia em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA-RN), atuou na construção das novas instalações no Parque Estadual Mata da Pipa, localizado em uma das praias mais famosas do país, a praia de Pipa. Além disso, a unidade é considerada case de sucesso no combate ao processo de desertificação e realiza o tratamento da água. Conquistas que são motivo de celebração de quem comanda e acompanha esta atuação de perto.

“Chegamos nessa data tão marcante do projeto com muito motivos para comemorar. Em um ano, avançamos dentro do previsto para entregarmos mais um projeto greenfield, construído desde o início, dentro do prazo e do orçamento. Temos um time forte e engajado, guiado pela nossa Cultura Aura 360, com um olhar amplo e cuidadoso para os impactos positivos que já estamos trazendo à região, ao meio ambiente e às pessoas”, comenta Rodrigo Barbosa, CEO da Aura Minerals.

Saúde e Segurança operacional

Atualmente, a Aura Borborema conta com um time de 210 colaboradores entre próprios e terceiros. E uma das características mais marcantes do projeto é a segurança, a unidade celebra 365 dias sem acidentes, ou seja, desde o início das atividades não houve intercorrências com os profissionais.

Andamento das obras

No dia 31 de maio, a Aura Minerals lançou a pedra fundamental, momento que marcou o início das obras da unidade Borborema. Em quatro meses, as obras estão avançando dentro do esperado, atualmente estão na fase de terraplanagem.

A companhia estima a construção do projeto Borborema e início da produção da unidade para os primeiros meses de 2025.

Investimentos estratégicos

A Aura Minerals contratou uma linha de crédito, no valor de aproximadamente US$ 100 milhões, para compor o total de US$ 188 MM a ser investido, junto Banco Santander (Brasil), recurso que será destinado integralmente ao financiamento parcial de execução do Projeto Borborema (RN).

Cuidado com o meio ambiente

O que direciona todas as operações da Aura MInerals, incluindo o projeto Borborema, é a mineração sustentável, para estabelecer novos padrões em ESG no setor. A região do Seridó, onde o empreendimento está localizado, é considerada em processo de desertificação pela falta de recursos hídricos. Buscando alternativas sustentáveis para esse desafio, a Aura Minerals utilizará em sua operação resíduos líquidos da cidade. Uma iniciativa importante para região, pois além de não utilizar água destinada à população, a Aura será parceira da prefeitura no tratamento do esgoto. Além disso, a unidade utiliza fontes de energia renováveis.

A Aura Minerals também foi reconhecida pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Rio Grande do Norte (SEMARH-RN), como case de sucesso na reposição florestal e no combate à desertificação na região. Até o momento mais de 13 mil mudas foram plantadas pela empresa.