Política

Comitê para combate à Covid-19 avança no plano de retormado do trabalho na ALRN

Para o diretor-geral da ALRN, Augusto Viveiros, é importante a atuação do Comitê para garantir a retomada gradual com segurança

Com a publicação, nesta quarta-feira (10), no Diário Oficial Eletrônico da Assembleia Legislativa, da portaria que designa os integrantes do Comitê de Servidores para prevenção e combate à Covid-19, ficam oficializados os representantes das diretorias, gabinetes parlamentares, coordenações e diretorias, que já vêm atuando na elaboração do plano de retomada gradual do trabalho.

O comitê é formado por 19 servidores de 12 setores da Casa e as reuniões estão acontecendo por videoconferência. Criado por ato da Mesa Diretora, o comitê é coordenado pela Diretoria de Políticas Complementares e vem trabalhando na elaboração de estratégias de atuação da Assembleia Legislativa em alinhamento com as definições constantes das diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Comissões de Saúde da Casa quanto à prevenção e ao combate.

De acordo com o diretor, estão sendo feitas organizações na infraestrutura para receber os servidores. O plano consta de protocolos de higiene, segurança e logística de acordo com o funcionamento dos setores. Na questão da segurança, estão previstos o acesso único por uma única porta, para controle de entrada e saída; na vigilância a fiscalização constante do uso da máscara nas instalações da Casa e o monitoramento para inspecionar e combater possíveis aglomerações nas áreas comuns.

Relativos à higiene, entre outros procedimentos está prevista a instalação de álcool gel em lugares de fácil acesso e visualização; a limpeza de ar-condicionado intensificando os serviços de manutenção preventiva; a desinfecção dos elevadores, reforçando a higienização no intervalo de 1h, a depender do fluxo de pessoas que circulam pelo elevador. Além destas e outras medidas, será aplicado um questionário com todos os servidores para acompanhamento epidemiológico.

Para o diretor-geral da ALRN, Augusto Viveiros, é importante a atuação do Comitê para garantir a retomada gradual com segurança. Outra atribuição será a notificação de casos de Síndrome Gripal através do eSUS VE. O Comitê também é quem será o responsável pela divulgação dos protocolos de biossegurança através de oficinas, panfletos, banners, comunicação via intranet, TVs internas, TV Assembleia, e-mail e redes sociais do Legislativo do RN. As ações podem ser acompanhadas no @assembleiarn e no al.rn.leg.br.