Até o dia 17 de fevereiro, cinco das 23 vans transformadas em delegacias móveis continuarão a reforçar a Operação Verão 2021 organizada pelo Governo do RN via Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesed) e Polícia Civil do RN – órgão responsável pela coordenação destas viaturas. A data marca o fim da ação na qual os furgões prestam praticamente o mesmo serviço de uma delegacia, equipados com computador, impressora, mesa e cadeiras, proporcionando um atendimento rápido e contribuindo para aumentar a sensação de segurança da população.
A Operação Verão 2021 foi mantida, mesmo tendo o Poder Executivo suspendido o feriado facultativo do carnaval, devido à pandemia do novo coronavírus. As delegacias móveis foram instaladas nas praias de Pirangi, Muriú e São Miguel do Gostoso, funcionando das 18h da sexta-feira até 08h da segunda-feira. Na semana, o horário vai de segunda a quinta-feira, de 18h às 00h.
Na delegacia móvel, o cidadão pode registrar boletim de ocorrência e o policial pode fazer auto de prisão em flagrante, termo circunstanciado de ocorrência (TCO) e boletim de ocorrência circunstanciado (BOC).
Para a delegada-geral Ana Cláudia Saraiva, as delegacias móveis são de grande relevância para garantir celeridade na confecção dos registros e procedimentos policiais. “A utilização proporciona uma maior eficiência no serviço, já que as equipes responsáveis pela ocorrência e os cidadãos não precisam se deslocar à Natal para atendimento nos Plantões Zona Sul e Zona Norte, evitando também a sobrecarga dessas unidades”, explicou.
Sobre as vans
As 23 unidades foram adquiridas pelo Governo do RN por meio do projeto Governo Cidadão, com recursos do Banco Mundial da ordem de R$ 4.497.826,87 e se integraram ao trabalho da Segurança Pública. Fora do período do verão, as vans servem a ações operacionais e também educativas, como atuações preventivas da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Frequentemente, elas são utilizadas em eventos festivos, como Carnaval, Carnatal e ainda jogos de futebol, quando o apoio da Polícia Civil é solicitado.