Currais Novos conheceu na última semana uma pré-candidatura à vereança diferente, vamos assim dizer. O Coletivo Avoar promoveu uma ideia inovadora, com a primeira pré-candidatura de um mandato coletivo no município. A pré-candidatura é formada pela educadora Ana Lúcia Pretinha (titular); a socióloga Flavinha; o policial penal Alberto; e o estudante Lucas.
“Queremos construir com vocês, todo esse projeto, desde sua semeadura, como ideia ou ideal. Esse espaço é nosso e servirá de interlocução para alçarmos o voo em direção ao objetivo que queremos conquistar coletivamente”, afirmou o coletivo.
A pré-candidatura coletiva prevê que os candidatos, em conjunto, participem das sessões, discussões, plenários e integrem comissões nas casas parlamentares – Câmaras Municipais por exemplo.
Outro ponto importante é sobre o “titular” do grupo. Mesmo que as decisões e a vaga sejam compartilhadas com o grupo, é preciso que a candidatura coletiva tenha um titular, que será o responsável por assinar os relatórios, projetos de lei, votar em plenários e receber o salário do cargo. Ou seja, por mais que a candidatura seja coletiva, um dos representantes será o eleito e o responsável pela vaga de maneira oficial.