A estudante Laila Cristina de Paiva Soares, 18 anos, aluna do Centro Estadual de Educação Profissional Professor Francisco de Assis Pedrosa, localizado em Mossoró (RN), foi classificada como a vencedora estadual da 12ª edição do programa Jovem Senador, iniciativa do Senado Federal que tem por objetivo possibilitar aos estudantes das escolas públicas a vivência do trabalho dos senadores na capital brasileira.
Ao todo, 27 alunos de cada estado da federação participarão do programa, que acontece entre os dias 25 e 30 de novembro em Brasília (DF), sendo Laila Cristina a representante potiguar desta edição.
Para ela, sua participação no programa representará uma experiência única, que a possibilitará não apenas conhecer na prática o funcionamento do sistema legislativo, mas compartilhar o conhecimento adquirido. “Espero aprender sobre o sistema de leis no nosso país e conhecer os estudantes de cada estado, compartilhando experiências e aprendizados com a pluralidade dos 26 jovens. Além disso, espero trazer o que aprendi à minha comunidade escolar”, destaca a estudante.
Quem também está feliz com o resultado é a professora Elaine Cristina, que irá acompanhar Laila na viagem. Para a educadora, aprovação no programa foi de grande importância para escola, e reflete o emprenho da aluna.
No âmbito estadual o programa Jovem Senador é realizado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer através da Subcoordenadoria de Educação Profissional.
Cidadania Exercida
Para inscrever-se no programa, a estudante teve de participar do 12º Concurso de Redação do Senado Federal, primeira etapa do processo que classifica os representantes estaduais do JS. Seguindo tema geral “Orçamento público: sua participação tem valor”, Laila desenvolveu a redação “Cidadania exercida” na qual ela fala sobre a importância da participação ativa da população brasileira nos processos que lidam com o dinheiro público.
Ainda em seu texto, a estudante destaca que é função do cidadão ativo acompanhar os processos sociais e econômicos do seu país, além de ressaltar a necessidade do indivíduo conhecer todo o sistema do orçamento público e fazer uso das plataformas digitais de acesso à informação como, por exemplo, o portal da transparência.
Segundo a gestora do CEEP, Sidney Barbosa de Sena, a escola vem realizando, ao longo do ano, aulas de leitura e cafés literários a fim de estimular a prática da escrita e leitura entre seus alunos. Ainda segundo a gestora, este é “um momento de muito orgulho para nossa instituição, como também valorização pelo trabalho desenvolvido pela equipe do CEEP”, destaca.
Etapas de seleção
No âmbito estadual, o processo de seleção para o programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), através da Subcoordenadoria de Educação Profissional, que selecionou 45 redações do estado potiguar, oriundas de 15 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIRECs). Esses textos foram enviados ao Senado Federal e analisados por especialistas, que classificaram os três primeiros colocados de cada estado.
Além da redação de Laila, que atingiu o primeiro lugar a nível estadual, o segundo e o terceiro lugar são ocupados, respectivamente, pelos alunos Alice Dayara Baracho e Francisco Fernando Café, alunos, nessa ordem, da escola estadual Padre Sinval Laurentino de Medeiros, localizada no município de Tenente Laurentino Cruz, e da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Tristão de Barros, situada na cidade de Currais Novos.
Como última etapa do processo de seleção que define os participantes do programa, o Senado Federal escolhe dentre as 81 redações submetidas (1º, 2º e 3º colocados de cada estado), uma de cada unidade federativa, totalizando 27 redações escolhidas.