Desde os nove anos de idade, todos os dias Arícia Samara de Araújo levanta cedo com o objetivo de melhorar cada vez mais como karateca. Depois de anos de treinos intensos, finalmente, o propósito de se destacar na profissão foi recompensado pelo título de campeã mundial.
Apaixonada pelo esporte, a aluna do Departamento de Educação Física da UFRN fechou com medalha de ouro a participação no Campeonato Mundial de Karatê na Argentina, que aconteceu no último domingo, 27. Além do título, a atleta garantiu a classificação para os Jogos Pan-Americanos em 2027, no Peru.
A potiguar ficou em primeiro lugar no Shiai Kumite, que é a modalidade de luta no karatê que se refere a competições formais, em que os atletas se enfrentam em disputas controladas. Durante o torneio, Brasil, Chile e Argentina disputaram intensamente o título. Na final, Arícia enfrentou uma adversária da Bahia na luta que selou sua vitória.
Além de atleta, Arícia é sensei e dá aulas de karatê para alunos de todas as idades. Seu aluno Guilherme Leoni também foi campeão mundial nas modalidades de Shiai Kumite e Point Fight, modalidade que se concentra em combates de alto ritmo, em que os lutadores buscam marcar pontos com golpes válidos. Ela conta orgulhosa sobre a vitória em conjunto: “me encheu muito de orgulho ver o meu aluno se destacando e sendo excelente no que ele estava fazendo”.
Tricampeã brasileira na faixa preta e mais de dez vezes campeã estadual, a karateca volta para casa com nome de campeã mundial e orgulho em colocar o Brasil no pódio. A estudante de Educação Física garante que tem propósitos claros para deixar sua marca no esporte. “O Karatê pra mim é a minha vida. Treino, aprendo e ensino para que os atletas possam alcançar os seus objetivos, sendo eles através do karatê”, relata.