Gratidão, esperança e confiança. Foi com essas palavras que a governadora agradeceu e estreitou parcerias durante reunião realizada, nesta segunda-feira (28), com os representantes do grupo Solar Coca Cola, gerente comercial Maxwell Azevedo, e o presidente das Indústrias Becker, Astriel Mendonça Junior.
As empresas contribuíram com a doação de 100 toneladas de alimentos e expressiva quantidade álcool gel e produtos de limpeza para o combate ao novo coronavírus (Covid-19) no estado.
“Estamos vivendo um momento extremamente difícil, sensível, que tem exigido uma série de esforços mútuos, além de muita solidariedade para o bem de toda a população potiguar. Quero aqui externar o meu agradecimento pela generosidade das empresas e pelo êxito das atividades desenvolvidas nessas parcerias”, disse a chefe do Executivo estadual aos gestores das empresas que são beneficiárias do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (PROEDI).
A Solar Coca Cola doou 24 toneladas de alimentos para o RN Chega Junto – Solidariedade Natalina – ajudando 80 instituições com 300 kg de alimentos cada uma. Além dessa recente contribuição, a empresa já havia feito outras doações durante a pandemia, entre elas: 6 mil garrafas pets (usadas para envasamento de álcool no programa UFRN/Nuplan e a sobra para a fabricação de vassouras) e 438 energéticos e 24 mil garrafas de água mineral (500 mil) para funcionários dos hospitais.
Também atuando no combate à Covid-19, as Indústrias Becker doaram ao Programa RN+Unido 2 mil litros de água sanitária, 6 mil litros de sabonete líquido e 16 mil litros de álcool 70%, além de mais 4 mil litros de álcool que estão em fase de separação para entrega.
Além disso, foi feita uma parceria com o Governo para o processamento gratuito de 50 mil litros de álcool da ASSURN, CDL Natal e FCDL (diluindo a graduação concentrada para 70 %), e assim ajudar 2 mil empresas do RN a adquirirem o produto a R$ 4,00 o litro (40 % abaixo do preço do mercado), usados para higienização de clientes, funcionários e desinfecção de móveis e equipamentos.
E, com apoio do Estado e contrapartida da ASSURN, FCDL e CDL, foram distribuídas 700 cestas básicas, 3 mil litros de álcool e 300 coletes para a Cruz Vermelha. RN CHEGA JUNTO – SOLIDARIEDADE NATALINA
O Programa RN Chega Junto – Solidariedade Natalina – foi desenvolvido pelo Governo do Rio Grande do Norte em parceria com a Associação de Supermercados do RN (Assurn). A campanha arrecadou 47 toneladas de alimentos que foram destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social em 33 municípios do estado.
Com esse total, a estimativa é que sejam garantidas pelo menos 100 mil refeições. Outra parceria desenvolvida pelo Governo do Estado e a Assurn foi o RN+Unido, de abril a julho deste ano, com a arrecadação de 53 toneladas de alimentos direcionadas às famílias norte-rio-grandenses mais afetadas pela crise sanitária e econômica gerada pela pandemia.
A logística de operação para entrega dos alimentos conta com o apoio da Defesa Civil estadual, da Cruz Vermelha no RN, a Off-Road do RN e diversos voluntários. Além dos já citados, também participaram da reunião: o presidente da Assurn, Mikelyson Góis; o presidente da Cruz Vermelha no RN, Kellyson Montenegro; representante da Associação Comunitários contra a Covid-19, Jefferson Lúcio, e os secretários de Estado: Íris Oliveira (Sethas), Jaime Calado (Sedec), Pedro Lopes (Control), Sílvio Torquato (Sedec), tenente coronel Carvalho (coordenador da Defesa Civil do RN).