O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta quinta-feira 25 a situação de emergência em 29 cidades afetadas por desastres.
No Rio Grande do Norte, os municípios de Rafael Godeiro, Santa Maria, Santo Antônio e São Miguel enfrentam um período de estiagem, enquanto Touros obteve reconhecimento de situação de emergência devido a chuvas intensas. As portarias com as medidas foram publicadas no Diário Oficial da União.
Além do RN, municípios dos estados da Bahia, Ceará, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Sergipe estão na lista de afetadas. As prefeituras dessas cidades estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Além disso, outras cidades afetadas por estiagem incluem Coronel João Sá e Rio do Antônio, na Bahia; Aiuaba, Canindé, Mombaça e Solonópole, no Ceará; Assunção, Cacimbas, Desterro, Montadas, Riacho dos Cavalos, Santa Cecília, Uiraúna e Umbuzeiro, na Paraíba; e Itapetim, Passira, e Pedra, em Pernambuco. Barão de Melgaço, em Mato Grosso, e Monte Alegre, em Sergipe, passam por seca, que é um período de ausência de chuvas mais prolongado do que a estiagem.
Os municípios de Ribeira do Pombal, na Bahia; Horizontina, no Rio Grande do Sul; e Balneário Gaivota, Rio do Oeste e Sombrio, em Santa Catarina, também obtiveram reconhecimento de situação de emergência devido a chuvas intensas.