O Hospital Regional Telecila Freitas Fontes (Hospital Regional do Seridó), em Caicó, reverteu, nesta sexta-feira (12), 5 leitos clínicos para ampliar o quantitativo de leitos de UTI destinados exclusivamente a pacientes com Covid-19.
Assim, a unidade passou a dispor de 35 leitos críticos Covid cadastrados no Sistema Regula RN, em sintonia com o plano de expansão de leitos Covid por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
Além desse total de leitos de UTI, o Hospital Regional do Seridó conta com 13 leitos clínicos voltados à assistência aos pacientes acometidos pela Covid-19. A Região do Seridó teve investimentos de mais de R$ 5 milhões em equipamentos e mais de R$ 10 milhões em custeio anual, para que a rede assistencial fosse instalada e mantida.
A ação faz parte do conjunto de esforços empreendidos pelo Governo do RN em busca de reduzir a alta taxa de ocupação de leitos no Rio Grande do Norte, e fortalecer e descentralizar os serviços em todas as regiões de saúde do estado no contexto da pandemia da Covid-19.
“A regionalização é uma importante estratégia no SUS para garantir o acesso descentralizado aos serviços de saúde, fortalecendo sua capacidade resolutiva no território onde a população reside. Sempre uma prioridade da atual gestão do Governo do Estado do RN, a regionalização fez toda a diferença no processo de alocação de leitos e garantia do acesso descentralizado.
Assim, o Governo do Estado investiu nas estruturas de hospitais regionais, disponibilizando leitos clínicos e críticos exclusivos Covid em todas as regiões de saúde, de modo a evitar o deslocamento dos pacientes do interior para a capital, em busca de assistência. Isso é descentralização dos serviços, qualificação do acesso e respeito à população. Um legado que ficará, garantindo o fortalecimento da regionalização na atenção à saúde”, afirmou a secretária adjunta de Saúde do Estado, Maura Sobreira.