O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) emitiu uma nota nesta quinta-feira (13) para alertar a população sobre os cuidados no contato e na coleta das manchas escuras que apareceram no litoral potiguar nos últimos dias.
De acordo com o Idema, a classificação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) para esse tipo de resíduo alerta para o cuidado com a “coleta, manuseio e descarte seguro” dele. Dessa forma, o material não pode ser depositado em qualquer lugar.
Por esse motivo, recomendação do Idema é de se evitar o contato direto com a substância. “É importante que a coleta seja feita utilizando-se ferramentas como rastelos e pás, acondicionando provisoriamente o material em recipientes plásticos, enquanto o produto não for retirado do local, procurando proteger-se do contato direto com o resíduo, não podendo ser retirado por tratores”, alerta a nota do Instituto.
Caso haja o contato direto com o material, a recomendação é para “tentar retirar primeiro com gelo ou com óleos de cozinha, devendo logo após lavar a pele com água e sabonete neutro”. O Idema alerta ainda, que como medida de prevenção contra irritações e processos alérgicos, é sugerido não levar as mãos sujas aos olhos e boca.