Alerta

Incêncio em Maternidade em Natal: Laudo técnico deve indicar causa do incêndio na UTI do Januário Cicco; um bebê faleceu durante transferência

A Maternidade informou que os laudos técnicos sobre o ocorrido serão realizados pelos setores e órgãos responsáveis para indicação precisa do ocorrido e que no momento oportuno serão disponibilizados

A Maternidade Escola Januário Cicco – MEJC emitiu uma nota pública com informações quanto ao sobreaquecimento do cabo da instalação elétrica do ar-condicionado, localizado na Ala 1 da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da instituição. O incidente ocorreu por volta das 3h15 da manhã desta sexta-feira (20).

Segundo a entidade, o incêndio foi contido de imediato por um funcionário com auxílio do extintor local. No entando, em virtude do ocorrido, foi necessária a transferência dos 11 recém-nascidos da referida ala, para outras alas da UTI Neonatal.

Um bebê prematuro extremo foi a óbito. Na nota, o hospital explica que ele nasceu em Julho deste ano, com 650g e, como todo bebê de extrema prematuridade, apresentava várias complicações durante todo o tempo em que esteve internado na unidade. Ele foi o primeiro a ser transferido, mas ao chegar na ala sofreu uma parada cardíaca e, apesar de todas as manobras feitas pela equipe médica de plantão, não resistiu, informou a maternidade.

No comunicado, o hospital se solidariza com a dor da família e coloca à disposição toda sua equipe. Com relação aos demais bebê, o hospital informou que todos os que estavam na UTI Neonatal estão devidamente acomodados em suas incubadoras com todos os equipamentos e assistência necessária para a preservação de suas vidas.

A Maternidade informou que os laudos técnicos sobre o ocorrido serão realizados pelos setores e órgãos responsáveis para indicação precisa do ocorrido e que no momento oportuno serão disponibilizados.

“Somos uma maternidade escola que cuida de pacientes de alto risco, mães e bebês e, como maternidade referência, temos uma ação preventiva de toda nossa infraestrutura. Dispomos de 166 extintores, plano de ação emergencial, atendendo as normas e exigências dos órgãos fiscalizadores. Paralelo a isso são realizadas capacitações dos profissionais para atuarem na prevenção e no combate a princípios de incêndio, treinamento esse, fundamental para o incidente elétrico ter sido contido da forma adequada, evitando transtornos maiores. Os setores e órgãos responsáveis emitirão laudos técnicos que possibilitarão a análise precisa da causa do ocorrido. Os mesmos serão disponibilizados em tempo oportuno”.