Igreja

“Ó Vaticano vota direito, consagra um Papa brasileiro”: campanha bem-humorada embala torcida por pontífice do Brasil

Começou até música na internet pedindo: “Ó Vaticano vota direito, consagra um Papa brasileiro!”. Em clima de conclave, com 133 cardeais reunidos no Vaticano a partir desta quarta-feira (7) para eleger o novo líder da Igreja Católica, a torcida brasileira faz barulho — ainda que bem-humorada — pela escolha de um pontífice verde e amarelo. A campanha nas redes sociais viralizou, mas claro, sem qualquer influência real sobre a decisão final, que acontece em total sigilo.

Dois nomes do Brasil estão entre os cotados: o arcebispo de Salvador, Dom Sérgio da Rocha, 64 anos, é o mais bem posicionado, segundo vaticanistas. Ele já foi arcebispo em Teresina e em Brasília, e em 2021 foi nomeado por Francisco como membro da Congregação para os Bispos. Em 2023, passou a integrar o seleto Conselho de Cardeais. Outro nome brasileiro mencionado é o também cardeal Dom Odilo Scherer, de São Paulo, ainda que com menos força no cenário atual.

Apesar das manifestações musicais e do desejo de ver um papa brasileiro, analistas afirmam que a eleição deve seguir o favoritismo do italiano Pietro Parolin, atual secretário de Estado do Vaticano, apelidado de “vice-papa”. Mesmo assim, se Deus é brasileiro — como dizem por aí —, por que não sonhar com um Papa também?