O sistema de atenção primária à saúde do Rio Grande do Norte ganhou mais um reforço nesta sexta-feira (8). A partir de uma articulação e apoio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o Ministério da Saúde confirmou o repasse de recursos para 18 municípios potiguares com o objetivo de financiar o aumento da presença de agentes comunitários de saúde nas localidades.
A ação integra o programa + APS Potiguar, lançado pela Sesap, em parceria com os municípios, para reforçar todo a rede de atendimento nos municípios, garantindo os recursos para 2023 e 2024 relativos a 109 novos agentes comunitários de saúde. Entre os principais beneficiados estão os municípios de Macaíba e Parnamirim, localizados na Região Metropolitana.
“O programa + APS Potiguar vem mostrando a cada passo que estamos indo no rumo certo. A ampliação do financiamento dos agentes comunitário representa um reforço importante nessa política, auxiliando os municípios e ampliando a cobertura de atendimento à população”, afirmou a secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho.
Esse novo recursos soma-se a outros movimentos em conjunto com o Ministério da Saúde nos meses recentes, como a ampliação das equipes de saúde família e das equipes multiprofissionais que já foram autorizadas em diversos municípios do RN.
Lista de municípios e quantidade de profissionais credenciados
Macaíba – 54
Parnamirim – 26
São Paulo do Potengi – 5
São Gonçalo do Amarante – 3
Brejinho – 3
Carnaubais – 2
Guamaré – 2
Lajes – 2
Passa e Fica – 2
São José do Seridó – 2
Bento Fernandes – 1
Doutor Severiano – 1
Florânia – 1
João Dias – 1
Lucrécia – 1
Patu – 1
Porto do Mangue – 1
Riachuelo – 1