Inverno

Vivaldo Costa destaca otimismo com previsões de chuva para o sertão do RN

Na sessão plenária da última terça-feira (18), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Vivaldo Costa (PV) compartilhou informações otimistas sobre as previsões de chuva para o sertão do Rio Grande do Norte, com base em dados de meteorologistas e “profetas populares”.

O deputado enfatizou a importância do tema para os moradores do Seridó, região onde nasceu: “Eu sou o homem do sertão. Lá nasci no pé da serra de São Bernardo, entre Caicó e São José do Seridó, e sei que o assunto que agrada mais ao seridoense é falar em chuva, falar em inverno”.

Vivaldo Costa informou que tem acompanhado as previsões de diversos especialistas, incluindo Gilmar Bristot, presidente da Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte); o físico Rodrigo César da Paraíba, e “profetas populares” como Max Medeiros, de São João do Sabugi; e Chico Elpídio da Palma, de Caicó. Segundo o deputado, todas as fontes convergem para um prognóstico positivo: “Todos falam a mesma linguagem”.

O parlamentar destacou que o mês de janeiro já apresentou chuvas acima da média histórica no RN e no Nordeste. Ele citou como exemplo o Sítio Alegre, de Miguel Neto, próximo ao local onde nasceu, onde já choveu mais de 450 milímetros.

De acordo com Vivaldo Costa, a perspectiva para o restante da estação chuvosa também é animadora. “A primeira quinzena é de pouca chuva, mas na segunda quinzena nós teremos muitas chuvas “, relatou, com base nas informações de Gilmar Bristot e do físico Rodrigo César. O deputado mencionou ainda as previsões do Instituto Climatempo, que confirmam a expectativa de mais chuvas na segunda quinzena de fevereiro e no mês de março.

O deputado concluiu seu pronunciamento expressando otimismo em relação ao ano de 2025: “Todos estão falando a mesma linguagem. Será um ano normal de inverno, portanto é um motivo de muita alegria e de muita felicidade para todos os sertanejos”, concluiu ele.