Seridó

Zé Milton inovou ao trazer Sant’Ana em andor giratório; confira trecho de entrevista à Revista Currais Novos da Gente

Currais Novos se despede do decorador e floriculturista Zé Milton. Durante anos, ele foi responsável por decorar o andor de Sant’Ana e o altar da Matriz, deixando uma marca de beleza na tradição local.

Um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi quando a padroeira de Currais Novos saiu na procissão em um andor giratório, uma inovação trazida por Zé Milton. Em entrevista à Revista Currais Novos da Gente, em 2022, ele contou sobre a ideia:

“Convidado para criar o andor de um padroeiro na região metropolitana de Natal, minha ideia do ‘andor giratório’ foi esnobada. Decidi então trazê-la para Currais Novos. Zé Dantas, que era prefeito na época, me pediu para ornamentar o andor de Sant’Ana. Aceitei e trouxe esse andor que gira. Monsenhor Ausônio me perguntou: ‘Zé Milton, ela não vai cair?’ Afirmei que não, e ele concordou”, relembrou o artista, que carinhosamente recorda do sacerdote. “Monsenhor Ausônio era uma figura maravilhosa. Nunca me perguntou o que ia ou não ter no andor. Padre Welson também sempre me deixava livre para criar”, disse. “Me orgulhei muito de fazer este andor de Sant’Ana, e sou reconhecido até hoje no Estado e fora por causa dele”, finalizou.

Zé Milton manteve, durante anos, um ateliê em Currais Novos e decorou inúmeras festas em todo o Rio Grande do Norte, deixando um legado de beleza e dedicação.

O Blog Ismael Medeiros apresenta condolências a família.