A Organização Mundial da Saúde estima que 800 mil pessoas cometam suicídio anualmente no mundo inteiro. Nesse sentido, surgiu o ‘Setembro Amarelo’, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015.
O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.
Este ano, a campanha se atrela aos impactos da pandemia. Para especialistas da área, a covid-19 impactou a saúde mental da população de diversas maneiras, sobretudo pela produção ou ampliação de elementos estressores, como a possibilidade de contágio da doença, a sensação de solidão decorrente do isolamento social promovido pela quarentena, o enfrentamento de luto dentro de núcleos familiares, a instabilidade em relação ao emprego e a desesperança por ainda não termos um tratamento seguro.
Para psicóloga Margarida Sobral, esses fatores podem contribuir para o aumento ou surgimento de quadros de transtornos mentais. “Vivemos um momento de incertezas e tivemos que nos trancar em nossas casas como nunca havia acontecido. Sentimentos e sensações foram intensificados e transtornos mentais como depressão, bipolaridade e dependência de álcool estão associados ao comportamento suicida”, completa.
Ajudar a quem precisa é necessário. É nesse sentido que entra a importância dos atendimentos psicológicos. Um exemplo são as Clínicas-Escolas de Psicologia da UNINASSAU. “A nossa clínica trabalha em sintonia com a comunidade e tem feito um trabalho de excelência na promoção de um atendimento empático, técnico e acolhedor”, pontua Margarida, gerente da clínica escola de psicologia.
A clínica oferta um plantão psicológico e de psicoterapia, um processo essencial no trabalho de conflitos e problemáticas afetivo-emocional, que acabam dando apoio ao cliente e trabalhando o tema de forma preventiva. A equipe é formada por estagiários e orientadores qualificados, atuando nos serviços que proporcionem bem-estar para pessoas. Devido aos decretos vigentes, os atendimentos da unidade está sendo online. Outras informações sobre o atendimentos podem ser obtidas pelo telefone 3344-7809.