Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

Foto: Reprodução

O Pix por aproximação ganhou uma nova etapa de integração com o open finance (compartilhamento legal de dados entre instituições financeiras). Desde segunda-feira (22), os usuários podem autorizar o compartilhamento de informações de saldo e limite da conta para visualizar esses dados antes de concluir um pagamento por meio de carteiras digitais.

A novidade, chamada pelo Banco Central (BC) de “jornada otimizada”, busca reduzir falhas causadas por falta de saldo e tornar o processo de pagamento mais rápido. A funcionalidade é opcional e depende da autorização ativa do cliente. Com a mudança, ao conectar uma conta bancária a uma carteira digital ou autorizar movimentações automáticas via open finance, o consumidor poderá consultar, na tela, informações como:

  • saldo disponível em conta;
  • limite autorizado para transações;
  • possibilidade de conclusão do pagamento antes da confirmação.

Segundo o Banco Central, a atualização reúne em uma única etapa procedimentos que antes eram separados: o consentimento para compartilhar dados e a autorização para vincular a conta ao serviço de pagamento.

A medida vale para duas modalidades dentro do open finance:

  • quando o cliente vincula uma conta bancária a uma instituição iniciadora de pagamento, incluindo o Pix por aproximação;
  • quando autoriza transferências automáticas entre contas do próprio titular, chamadas de transferências inteligentes.

O chefe de Subunidade no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do BC, Matheus Rauber, afirmou que a mudança pode abrir espaço para novas soluções financeiras.

“Bancos e empresas podem criar novos produtos com essa funcionalidade, tanto vinculados a pagamentos com débito em conta como relacionados a checkout mais fluido, com características de menor abandono de pagamento e de conclusão mais rápida da compra”, disse.



Projeto “Mapa do Axé Potiguar” será lançado no Rio Grande do Norte

Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte vai receber um mapeamento inédito das comunidades tradicionais de matriz africana e ameríndia. O projeto “Mapa do Axé Potiguar Cartografia dos Terreiros e Comunidades Tradicionais do Rio Grande do Norte” será lançado no dia 27 de junho.

A iniciativa identifica, registra e fortalece a visibilidade dos povos de terreiro e das comunidades tradicionais em todo o estado. Além disso, o projeto atua no enfrentamento da invisibilidade histórica e do racismo religioso.

Levantamento amplia informações sobre os territórios

O trabalho não se limita à localização geográfica. Ele também reúne trajetórias históricas, genealogias religiosas, relações comunitárias e desafios sociais dessas populações.

Entre os temas abordados estão segurança alimentar, regularização fundiária, assistência social e o combate ao racismo religioso. Dessa forma, o estudo amplia a compreensão sobre as condições de vida dessas comunidades.

O projeto adota a cartografia social como metodologia. Nesse modelo, o território representa memória, identidade, espiritualidade e construção coletiva de saberes.

Além disso, as próprias comunidades participam da produção dos dados. Lideranças religiosas, moradores e pesquisadores constroem juntos as informações.

Assim, o território não aparece apenas como ponto geográfico, mas como espaço de vivência e ancestralidade.



Ampliação do Hospital Regional Mariano Coelho, em Currais Novos, duplicará atendimento em cirurgias

A Região do Seridó ganhou nesta terça-feira (23) um importante reforço no atendimento à população nas cirurgias de alta complexidade. O Governo do Rio Grande do Norte, por meio das Secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Infraestrutura (Sin), entregou a obra de reforma e ampliação do Centro Cirúrgico do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos. A obra recebeu investimentos de R$ 2,696 milhões.

Com a ampliação, o novo Centro Cirúrgico passa a contar com quatro salas — sendo três de cirurgia geral e uma de cirurgia obstétrica —, além de sala de recuperação e observação, sala de ultrassonografia e sala de estabilização. A estrutura contempla ainda três dormitórios para pré-parto, parto e pós-parto (PPP), com banheiros privativos, farmácia, rouparia, área de lavagem e esterilização de materiais, recepção, espaços administrativos e áreas de apoio aos profissionais e pacientes.

Com a conclusão da obra, a capacidade de realização de cirurgias será ampliada em 100%, com expectativa de atender 350 pacientes de cirurgias por mês. A nova estrutura representa um avanço significativo na capacidade de atendimento da unidade, consolidando o hospital como uma das principais referências do interior do Rio Grande do Norte para a realização de procedimentos cirúrgicos e permitirá maior agilidade na redução do tempo de espera, fortalecendo a assistência à população da região.

“Entregar hoje a reforma do Hospital Mariano Coelho, com novo centro cirúrgico ampliado com mais salas de cirurgia, significa o fortalecimento do SUS e garantia de atendimento à saúde da população de forma humanizada e eficiente”, disse a governadora Fátima Bezerra, durante a solenidade da entrega da obra, em Currais Novos, acrescentando que significa ainda dar mais resolutividade ao trabalho e mais dignidade para os profissionais da saúde que atuam no local.

O prefeito de Currais Novos, Lucas Galvão, presente à solenidade, reconhece a importância da evolução do Hospital Regional Mariano Coelho, destacando o investimento destinado à unidade. “Durante muito tempo as prefeituras da região tinham que ajudar no investimento e agora não vemos mais isso aqui”, afirmou. O prefeito citou outras melhorias do Governo do Estado no município, além da saúde, como na segurança e infraestrutura da região Seridó.

Referência em média e alta complexidade, o Hospital Regional Dr. Mariano Coelho possui alcance regional e atende pacientes de diversos municípios, entre eles Acari, Florânia, São Vicente, Lagoa Nova, Currais Novos, Cruzeta, Parelhas, Jucurutu e Carnaúba dos Dantas e em toda a região Seridó.

Fundado em 1943, o Hospital Regional Mariano Coelho é uma das mais importantes unidades de saúde do interior do Rio Grande do Norte e desempenha papel estratégico na assistência hospitalar da região Seridó, contribuindo para o fortalecimento da rede pública de saúde e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Na solenidade estavam presentes ainda a coordenadora de Atenção à Saúde, Renata Nascimento; a diretora geral do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, Ligia Oliveira; o presidente da Câmara Municipal de Currais Novos, João Gustavo Guimarães.



Diocese de Caicó realiza histórica peregrinação da relíquia de São Francisco de Assis

Foto: Reprodução

A Ordem Franciscana Secular (OFS) – Fraternidade São Francisco de Assis convida solenemente todo o povo de Deus para viver um momento extraordinário de graça e profunda devoção. Até o dia 28 de junho, a Diocese de Caicó realiza a visita histórica da Relíquia de Primeiro Grau de São Francisco de Assis, um dos santos mais venerados de toda a cristandade.

A passagem da relíquia pelo Seridó ocorre em um momento de extrema importância e forte apelo espiritual: o Ano Jubilar Franciscano. Este ano possui um significado histórico memorável para a Igreja e para a comunidade cristã global, pois celebra os 800 anos do trânsito (morte) de São Francisco de Assis. À luz do exemplo de simplicidade, paz e amor à criação deixado pelo Santo de Assis, os fiéis são chamados a renovar intensamente sua fé e sua caminhada de espiritualidade.

A relíquia que visitará as comunidades consiste em um fragmento legítimo do osso do fêmur de São Francisco, acompanhado por uma imagem oficial do santo. Custodiadas habitualmente na sede nacional da OFS do Brasil, no Rio de Janeiro, a Relíquia e a Imagem estão percorrendo o Regional PB/RN desde o ano passado, permanecendo exatamente sete dias sob os cuidados e veneração de cada Fraternidade local.

O grande ponto alto e solene das celebrações do Jubileu ocorrerá no dia 27 de junho (sábado), às 10h, no Mosteiro das Clarissas. Na ocasião, o Bispo Diocesano Dom Antônio Ranis presidirá a Santa Missa de Abertura Oficial do Ano Jubilar Franciscano na Diocese de Caicó, que contará com a solene exposição da Relíquia de Primeiro Grau para veneração pública dos fiéis.

Programação

24/06 – Quarta-feira

  • 16h00: Capela Santa Clara (Nova Caicó).
  • 17h00: Capela São Miguel Arcanjo (Serrote Branco).
  • 19h00: Capela São Francisco (Laginhas).

25/06 – Quinta-feira

  • 16h00: Capela Santo Antônio (Palma).
  • 19h30: Capela São Francisco (Umari).

26/06 – Sexta-feira

  • 08h00: Casa de Formação Franciscana.
  • 15h00 às 17h00: Irmãs do SEI.
  • ⭐ 18h00: CATEDRAL DE SANT’ANA (Grande destaque da programação comunitária com a recepção da Relíquia).

27/06 – Sábado (Dia Solene)

  • ⭐ 10h00: MISSA DE ABERTURA OFICIAL DO ANO JUBILAR FRANCISCANO DA DIOCESE DE CAICÓ – Presidida por Dom Antônio Ranis, no Mosteiro das Clarissas (Momento oficial de Missa e exposição da Relíquia para Veneração).
  • 17h00: Paróquia São Francisco de Assis (Bairro Paulo VI).

28/06 – Domingo

  • 10h00: Eremitério de Nazaré (Badaruco) / Capela Nossa Senhora de Fátima (Badaruco – São José do Seridó/RN).


Deputado Francisco acompanha governadora Fátima em agenda de inaugurações e visitas a obras no Seridó

O deputado estadual Francisco acompanhou, nesta terça-feira (23), a governadora Fátima Bezerra em uma série de agendas administrativas na região do Seridó, que contemplaram investimentos em saúde, educação, habitação e infraestrutura.

A primeira atividade ocorreu em Currais Novos, com a inauguração da reforma do centro cirúrgico do Hospital Regional Mariano Coelho, importante equipamento de referência para toda a região. Em seguida, a comitiva visitou o residencial em construção que contará com 100 novas unidades habitacionais, ampliando o acesso à moradia digna no município.

Já em Caicó, as autoridades visitaram a quadra poliesportiva da Escola Estadual Antônio Aladim, cuja obra de reforma já foi concluída, passando a atender plenamente a comunidade escolar. Também visitaram a Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM), que teve sua reforma concluída, com investimento de aproximadamente R$ 4 milhões, representando um importante avanço na melhoria da infraestrutura educacional da unidade.

A agenda seguiu ainda para a estrada que liga Caicó até a divisa com o estado da Paraíba, no distrito da Palma, recentemente recapeada com investimento superior a R$ 35 milhões. A via é considerada estratégica por ser importante corredor de escoamento da produção regional, além de fortalecer a integração econômica entre os dois estados.

O roteiro foi encerrado com visita a outro conjunto habitacional, onde estão sendo construídas 200 unidades residenciais, reforçando as ações de ampliação da política habitacional no estado.

O deputado Francisco destacou a importância dos investimentos realizados pelo Governo do Estado.
“São ações que mostram o compromisso da governadora Fátima Bezerra com o desenvolvimento do Seridó, com investimentos que fortalecem a saúde, a educação, a infraestrutura e garantem mais dignidade para a população. É um trabalho que tem mudado a realidade da região”, afirmou.

A agenda contou ainda com a presença de prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas da região, que acompanharam as visitas e reforçaram a importância das obras em andamento.



Seridó: Timbaúba dos Batistas conquista 1º lugar no RN em ranking de qualidade contábil do Tesouro Nacional

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Timbaúba dos Batistas alcançou um importante reconhecimento na gestão pública ao conquistar o 1º lugar no Rio Grande do Norte no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Setor Público Brasileiro (SICONFI), elaborado pelo Tesouro Nacional.

De acordo com o Relatório de Desempenho Municipal referente ao ciclo de 2025, o município obteve a Nota A, atingindo 188,26 pontos, o equivalente a 96,54% de acertos, o melhor resultado entre os 167 municípios potiguares avaliados.

O desempenho reforça a evolução da gestão municipal, que já havia alcançado um excelente índice em 2024, quando registrou 91,60% de acertos. Com o novo resultado, Timbaúba dos Batistas avançou 4,94 pontos percentuais, consolidando-se como referência estadual em transparência, responsabilidade fiscal e qualidade das informações contábeis.

Outro dado que evidencia a relevância da conquista é que apenas seis municípios do Rio Grande do Norte conseguiram atingir a Nota A no ranking do Tesouro Nacional. No cenário brasileiro, Timbaúba dos Batistas aparece na 480ª colocação nacional, resultado expressivo diante do universo de municípios avaliados.

O ranking do SICONFI mede a qualidade e a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes públicos ao Tesouro Nacional. Uma boa avaliação demonstra compromisso com a transparência, a correta aplicação dos recursos públicos e o cumprimento das normas de gestão fiscal.



Comunidade do Sítio Seridozinho se prepara para a tradicional Peregrinação de Sant’Ana neste sábado

Foto: Reprodução

O clima de devoção e contagem regressiva para a Festa de Sant’Ana de 2026 já toma conta da região. Antecedendo os festejos oficiais da padroeira — que este ano acontecem de 22 de julho a 02 de agosto —, a imagem peregrina continua visitando as famílias da zona rural, fortalecendo a fé e a tradição do povo seridoense. Neste sábado, 27 de junho, a programação especial será acolhida no Sítio Seridozinho. A celebração acontecerá na residência de Vicente Baé, Jacinta e família, que abrem as portas de sua casa para receber os fiéis em um momento de profunda comunhão.

O encontro terá início às 19h e contará com uma programação que une o sagrado e a convivência comunitária:

  • Santa Missa: Um momento de oração, ação de graças e forte clamor a Sant’Ana.
  • Tradicional Leilão: Logo após a celebração, haverá o leilão com produtos da região, promovendo a partilha e a alegria entre os presentes.

“Venha com sua família viver esse momento especial. Seu lugar já está preparado!”, convida a organização do evento.



Seguro-Defeso: encerra em 30 de junho prazo para participação nas entrevistas

Foto: Reprodução

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informa aos pescadores artesanais, requerentes do Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal, conhecido como Seguro-Defeso, que o prazo para participação nas entrevistas presenciais relacionadas à coleta complementar de informações para fins de habilitação ao benefício encerra-se em 30 de junho de 2026. 

As entrevistas integram o processo de habilitação ao benefício. A ação ocorre em 132 municípios do Pará, Amazonas, Bahia, Maranhão e Piauí, estados que concentram o maior número de pescadores.

A coleta complementar de informações constitui etapa do processo de análise do benefício e tem por finalidade confirmar a elegibilidade do requerente e a veracidade das informações prestadas no momento da solicitação. O atendimento é realizado presencialmente por agentes capacitados, que aplicam entrevistas e questionários, além de prestarem orientações sobre o benefício.

Os pescadores artesanais convocados para essa etapa devem comparecer ao local indicado dentro do prazo estabelecido. Nos termos da regulamentação vigente, a ausência na coleta complementar de informações poderá resultar na suspensão da análise e na não habilitação ao benefício.

O MTE orienta os pescadores artesanais que receberam, no Portal Emprega Brasil ou no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, a notificação “Aguardando fase presencial obrigatória e/ou confirmação do pescador na CTPS/Portal” e que ainda não participaram da entrevista a procurarem os pontos de atendimento o quanto antes, observando o prazo final de 30 de junho de 2026.



Festival de Inverno de Cerro Corá tem programação divulgada com Roberta Miranda, SPC e outras atrações

A programação do XXII Festival de Inverno de Cerro Corá 2026 foi oficialmente divulgada na noite desta terça-feira (23). O evento, que movimenta a cidade serrana e toda a região da Serra de Santana, acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de agosto, reunindo grandes atrações musicais e um público de diversas cidades do Rio Grande do Norte.

Entre os destaques da programação estão a Rainha do Sertanejo, Roberta Miranda, e o grupo SPC. O festival também contará com apresentações de Raynel Guedes, Acássio, Grafith e outras atrações que prometem animar os três dias de evento. A programação foi anunciada pela Prefeitura de Cerro Corá e reforça o Festival de Inverno como um dos principais eventos culturais e turísticos do calendário potiguar.

SEXTA-FEIRA (07)
• Só Pra Contrariar
• Raynel Guedes
• Banda Tuareg’s

SÁBADO (08)
• Roberta Miranda
• Circuito Musical
• Joãozinho Dantas

DOMINGO (09)
• Grafith
• Acácio
• Giovane Soares



Criança morre em acidente na BR-226 entre Currais Novos e São Vicente

Uma criança morreu em um acidente veicular registrado na manhã desta terça-feira (23) na BR-226, entre os municípios de Currais Novos e São Vicente. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 9h40 pela Polícia Militar para atender a ocorrência.

De acordo com os bombeiros, o veículo seguia no sentido São Vicente quando ocorreu o acidente. Ao chegarem ao local, as equipes constataram que uma das crianças que estava no automóvel já se encontrava sem vida. Outras cinco pessoas receberam atendimento médico e foram encaminhadas para unidades hospitalares por equipes do SAMU e do município de São Vicente.

Segundo as informações repassadas no local, o carro era ocupado por seis pessoas, sendo três adultos e três crianças. Após o atendimento da ocorrência e a adoção das medidas de segurança necessárias, a área ficou sob responsabilidade da Polícia Militar. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) foi acionado para os procedimentos cabíveis. O Corpo de Bombeiros lamentou o ocorrido e manifestou solidariedade aos familiares da vítima.