Ministério da Saúde lança cartilha de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas

Foto: Reprodução

Na semana em que se celebra o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, 24 de junho, o Ministério da saúde anuncia cartilha educativa, que visa ampliar a conscientização sobre quedas na população idosa como importante problema de saúde pública e incentivo à adoção de medidas de prevenção.

A cartilha de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas foi elaborada para atender uma população em crescimento. O número de pessoas idosas no Brasil aumentou 70,7%, entre 2010 e 2025, alcançando 35,4 milhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para a diretora do departamento de Gestão do Cuidado Integral do Ministério da Saúde, Olívia de Medeiros, “com o passar do tempo, podem surgir alterações no equilíbrio, problemas de visão, entre outros fatores que interferem na funcionalidade das pessoas com 60 anos ou mais. A cartilha vem para aproximar os cuidados em saúde, de forma fácil, para que sejam incorporados no dia a dia da pessoa idosa, de seus familiares e cuidadores.”

O material, elaborado por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade de Brasília (UnB), enfatiza o desenvolvimento de atividades físicas e mentais de fácil execução para demonstrar que pequenas mudanças na rotina da pessoa idosa contribuem de forma eficaz na autonomia, além de melhorar a qualidade de vida.

Com linguagem acessível e imagens que facilitam a execução das atividades, os treinamentos para o corpo trabalham flexibilidade, equilíbrio, força e exercícios para a visão. A programação conta com treinos pré-determinados, e a duração se estende por até doze semanas. Para exercitar a mente, a cartilha apresenta atividades cognitivas para a memória e de raciocínio lógico, por meio de jogos que também proporcionam a socialização.



Prefeitura do Natal decreta ponto facultativo na próxima segunda

Foto: Reprodução

A Prefeitura do Natal decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em razão do Dia de São Pedro. A medida está prevista no Decreto nº 13.643, de 30 de dezembro de 2025, que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos da administração pública municipal para 2026. A data coincide com a partida da Seleção Brasileira pela fase 16 Avos da Copa do Mundo. O jogo será às 14 horas.

O ponto facultativo é válido para os órgãos e entidades da administração pública municipal direta, indireta, autárquica e fundacional. A data integra tradicionalmente o calendário do município em razão de sua relevância cultural e religiosa nas festividades juninas.

“A Prefeitura informa que os serviços considerados essenciais serão mantidos. Áreas como saúde, segurança, fiscalização e demais atividades indispensáveis à população funcionarão normalmente ou em regime especial, conforme definição de cada secretaria municipal”, esclareceu. O atendimento ao público nos órgãos municipais será retomado normalmente na terça-feira (30).



Homem é preso suspeito por homicídio qualificado em Parelhas

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Polícia Militar, cumpriu, nesta quinta-feira (25), um mandado de prisão e três mandados de busca e apreensão contra um homem, de 18 anos, suspeito pelo crime de homicídio qualificado. A prisão foi efetuada no bairro São Sebastião, no município de Parelhas/RN.

De acordo com as investigações, o crime ocorreu no dia 12 de abril de 2026, em um estabelecimento comercial localizado na Barragem Boqueirão. Na ocasião, dois suspeitos adentraram o local e efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra a vítima.

Diligências foram realizadas pelas equipes policiais, que investigou e identificou a autoria do crime. Além do cumprimento do mandado de prisão, a ação culminou com a prisão em flagrante de outro homem de 18 anos pelo crime de tráfico de drogas.

Os suspeitos foram conduzidos à unidade policial para os procedimentos de praxe e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.



Polícia prende suspeito por tráfico de drogas e apreende entorpecentes, cigarros eletrônicos e dinheiro em Jardim de Piranhas

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Polícia Militar, cumpriu, nesta quinta-feira (26), dois mandados de busca e apreensão e prendeu em flagrante um homem de 21 anos, suspeito dos crimes de tráfico de drogas, contrabando e comercialização de substância nociva à saúde, no município de Jardim de Piranhas/RN.

De acordo com as investigações, o suspeito utilizava uma loja de roupas e perfumes como fachada para a venda de drogas e cigarros eletrônicos.

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam porções de maconha e skunk, cigarros eletrônicos, recipientes contendo substâncias utilizadas na fabricação de “loló”, balanças de precisão, um simulacro de arma de fogo, munições calibre .22, embalagens para acondicionamento de drogas, comprimidos conhecidos popularmente como “rebites” e mais de R$ 7 mil em espécie.

O suspeito foi conduzido à unidade policial para os procedimentos cabíveis e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.



RN homenageia militares e civis em comemoração aos 192 anos da PM

Foto: Reprodução

Em solenidade comemorativa aos 192 anos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra homenageou, nesta quinta-feira (25), personalidades militares e civis em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à segurança pública do estado. A solenidade foi no Centro de Convenções, em Natal, e contou com a presença de autoridades da segurança e familiares dos homenageados.

Durante o ato oficial, foram entregues três tipos de honrarias a 192 personalidades: a Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga, a mais alta comenda da instituição; Medalha ao Mérito Profissional Coronel Bento Manoel de Medeiros, voltada à eficiência técnica; e Medalha Potiguar do Mérito Musical Militar Tonheca Dantas, em alusão ao legado cultural da banda centenária.



Mulheres surdas poderão ter mais apoio durante atendimentos de saúde

Foto: Reprodução

Segue para votação final na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) um projeto (PL 559/2026) que facilita a comunicação de mulheres surdas no atendimento de saúde. 

Recursos de acessibilidade, tecnologia assistiva e até presença de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) estão previstos no texto, aprovado pela Comissão de Direitos Humanos nesta quarta-feira (24), com parecer favorável de Mara Gabrilli (PSD-SP).



Currais Novos inicia entrega de material didático para educação infantil

Foto: Ruth Xavier

A Prefeitura de Currais Novos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou nesta quinta-feira (25) a entrega do material didático “PROSINHA”, da Editora Saraiva, destinado aos alunos dos níveis IV e V da Educação Infantil de toda a Rede Municipal de Ensino. A primeira unidade contemplada foi o CMEI Tia Neta, que recebeu os kits pedagógicos em uma ação para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem desde os primeiros anos escolares.

Participaram da entrega o prefeito Lucas Galvão, a vice-prefeita Milena Galvão e o secretário municipal de Educação, Joriam Santos, além de gestores, professores e servidores da unidade de ensino. Durante a solenidade, o prefeito Lucas Galvão destacou a importância dos investimentos realizados na educação municipal. A entrega do material será realizada gradativamente em todas as unidades da Rede Municipal que atendem os níveis IV e V da Educação Infantil, beneficiando centenas de crianças e fortalecendo as ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.



Polícia prende duas mulheres por fraude bancária, uso de documento falso e saques indevidos no interior do RN

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (24), duas mulheres, de 34 e 62 anos, suspeitas de envolvimento em um esquema de fraudes bancárias no município de Mossoró/RN.

De acordo com as investigações, as mulheres utilizavam identidades falsas para se passar por correntistas e alterar os dados biométricos de contas bancárias. Com o novo cadastro realizado, os valores eram sacados posteriormente em casas lotéricas e transferidos para contas de terceiros.

A prisão ocorreu no interior de uma agência da Caixa Econômica Federal, no momento em que a suspeita de 62 anos tentava realizar um cadastro biométrico utilizando um documento de identidade com indícios de falsificação. A ação foi interrompida após funcionários da instituição identificarem a suspeita e acionarem a Polícia Civil. Ainda de acordo com as investigações, foi apurado que antes da abordagem policial, as suspeitas já haviam realizado três saques no valor de R$5 mil cada, totalizando R$15 mil, em contas de vítimas distintas.

Durante as diligências, foram apreendidos mais de R$16 mil em espécie, documentos com indícios de falsificação, aparelhos celulares e diversos comprovantes de saques e depósitos realizados em lotéricas da região. As Mulheres foram conduzidas à delegacia para os procedimentos legais e cabíveis e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar possíveis vítimas e outros envolvidos no esquema criminoso.



Após CNH do Brasil, exames práticos de direção crescem 23,5% e batem recorde em 2026

Foto: Reprodução

Nos primeiros cinco meses de 2026, o Brasil registrou um recorde em testes práticos de direção veicular. Foram realizados 2.280.021 exames, um aumento de 23,5% em comparação com o mesmo período de 2025, quando houve 1.845.694 avaliações.

O índice é o melhor já registrado na série histórica considerando os primeiros cinco meses do ano. Os dados revelam a capacidade técnica e operacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) em realizar os exames práticos necessários para a conclusão do processo de habilitação, ao mesmo tempo em que houve a expansão do número de candidatos e de cursos realizados.

O recorde alcançado evidencia que a modernização promovida pelo Programa CNH do Brasil não eliminou controles e nem reduziu a importância da avaliação pública. Pelo contrário, ampliou o acesso ao processo de habilitação e exigiu maior capacidade de resposta dos órgãos estaduais responsáveis pela aplicação dos exames. Mesmo diante do aumento da demanda, os órgãos estaduais ampliaram a capacidade de atendimento e evitaram filas na fase final do processo de habilitação.

O exame prático de direção é uma etapa essencial da formação de novos condutores. É nessa fase que o candidato à habilitação deve comprovar que está apto a conduzir um veículo com segurança.

Cursos práticos

Os dados dos Detrans também mostram um aumento na realização de cursos práticos de direção veicular. Entre janeiro e maio de 2026, foram registradas 2.343.393 instruções, um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. O aumento simultâneo dos cursos e dos exames demonstra maior movimentação em toda a cadeia de formação.

O desempenho dos Detrans é fundamental para transformar o aumento do número de candidatos em novas habilitações. Entre janeiro e maio, o país emitiu 1.138.190 CNHs — o maior resultado da história para o período.

Os números mostram que os órgãos estaduais ampliaram a capacidade de atendimento, reduziram filas e aceleraram a conclusão dos processos de habilitação, contribuindo para ampliar o acesso à CNH em todo o País.



Central do Cidadão de Jucurutu é inaugurada

Foto: Reprodução

O Governo do Rio Grande do Norte inaugurou, nesta quarta-feira (24), a Central do Cidadão “Adonias Januário de Medeiros”, em Jucurutu. A nova unidade, a 31ª em funcionamento no estado, fortalece a rede de atendimento ao cidadão e amplia o acesso da população aos serviços públicos, consolidando o processo de interiorização e modernização promovido pela gestão estadual.

A Central do Cidadão foi entregue pela governadora Fátima Bezerra e resulta de um investimento de R$ 300 mil, realizado em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Jucurutu. Os recursos foram destinados à instalação da unidade, reforma do prédio e adequações estruturais voltadas ao conforto, à acessibilidade e à melhoria do atendimento à população.

Confira a matéria completa:
https://www.rn.gov.br/materia/governo-do-rn-inaugura-central-do-cidadao-de-jucurutu/

Jucurutu (RN), 24 de Junho de 2026

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ASSECOM