Criança morre em acidente na BR-226 entre Currais Novos e São Vicente

Uma criança morreu em um acidente veicular registrado na manhã desta terça-feira (23) na BR-226, entre os municípios de Currais Novos e São Vicente. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 9h40 pela Polícia Militar para atender a ocorrência.

De acordo com os bombeiros, o veículo seguia no sentido São Vicente quando ocorreu o acidente. Ao chegarem ao local, as equipes constataram que uma das crianças que estava no automóvel já se encontrava sem vida. Outras cinco pessoas receberam atendimento médico e foram encaminhadas para unidades hospitalares por equipes do SAMU e do município de São Vicente.

Segundo as informações repassadas no local, o carro era ocupado por seis pessoas, sendo três adultos e três crianças. Após o atendimento da ocorrência e a adoção das medidas de segurança necessárias, a área ficou sob responsabilidade da Polícia Militar. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) foi acionado para os procedimentos cabíveis. O Corpo de Bombeiros lamentou o ocorrido e manifestou solidariedade aos familiares da vítima.



Abastecimento de comunidade de Jucurutu deve ser retomado nesta semana

Foto: Reprodução

A comunidade Nova Barra de Santana, no município de Jucurutu, está com o abastecimento temporariamente suspenso, por causa de um problema elétrico interno no quadro de comando da estação de captação de água. A Caern trabalha no conserto do equipamento para fazer a religação do sistema.

A previsão é que o serviço seja concluído no início da noite desta quarta-feira (24), por volta das 18h. Após a retomada, será necessário aguardar um prazo de até 48 horas para a completa normalização do serviço.



UNICA Master conquista novamente o melhor desempenho no ENEM e se destaca com a maior nota de Matemática do Seridó

A educação de Currais Novos é destaque regional. A UNICA Master conquistou, mais uma vez, o melhor desempenho geral no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), reafirmando sua posição de liderança acadêmica no município e na região.

Os resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) mostram que a instituição alcançou a melhor média geral entre as escolas de Currais Novos, consolidando um histórico de excelência que vem sendo construído ao longo dos anos.

Além da liderança geral, a escola obteve um resultado que chamou a atenção em todo o Seridó: a maior nota em Matemática da região, alcançando 656,72 pontos. O desempenho evidencia a qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido pela instituição e o compromisso com a aprendizagem consistente dos estudantes.

Outro destaque foi o resultado em Redação. A UNICA Master alcançou média de 780 pontos, ficando acima da média nacional e demonstrando a capacidade dos alunos de desenvolver competências essenciais como argumentação, pensamento crítico e produção textual.

Para Max Rosan, diretor da escola, os resultados representam muito mais do que números.

“Recebemos esse resultado com gratidão e responsabilidade. Ele é fruto do trabalho diário de professores comprometidos, estudantes dedicados e famílias que acreditam na educação como ferramenta de transformação. Mais do que celebrar uma conquista, celebramos a confirmação de um trabalho construído ao longo de toda a trajetória escolar dos nossos alunos”, destaca a gestão da instituição.

A conquista reforça um padrão de excelência já reconhecido em outras áreas. Nos últimos anos, a UNICA Master também acumulou resultados expressivos em avaliações externas, olimpíadas acadêmicas e competições esportivas, consolidando-se como uma das principais referências educacionais do Rio Grande do Norte.

Com o resultado, a escola reafirma seu compromisso de continuar investindo em inovação pedagógica, acompanhamento individualizado e formação integral dos estudantes, mantendo o propósito de preparar crianças e jovens para os desafios acadêmicos, profissionais e humanos do futuro.

UNICA Master. Padrão UNICA. Orgulho da nossa terra.



Copa do Mundo: Neymar participa sem restrições das atividades e se aproxima da estreia

Foto: Reprodução

A seleção brasileira realizou nesta segunda-feira (22) a primeira atividade com grupo completo voltada ao terceiro e último jogo da primeira fase da Copa do Mundo. O atacante Neymar, que passou o último mês tratando uma lesão grau dois na panturrilha direita, participou sem restrições das atividades pelo segundo dia seguido e está mais próximo de estrear na competição.

Como de praxe, a imprensa teve acesso somente aos primeiros 15 minutos dos trabalhos no Columbia Park, centro de treinamento do New York Red Bulls, em Nova Jersey. Durante esse tempo, o técnico Carlo Ancelotti dividiu o elenco em dois grupos com 12 jogadores, para atividades de movimentação e toque de bola rápido.

Neymar ficou junto do goleiro Weverton, do lateral Douglas Santos, dos zagueiros Marquinhos, Danilo e Léo Pereira, dos volantes Danilo Santos, Casemiro e Ederson, do meia Lucas Paquetá e dos atacantes Endrick e Igor Thiago. O grupo foi separado em dois times. O do camisa 10, de colete, ainda teve Danilo Santos, Endrick, Douglas Santos, Marquinhos e Casemiro.



Natal tem 355 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional. Inscrições seguem até esta terça

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Natal está com as inscrições abertas para o 3º Ciclo de Cursos de Qualificação Profissional, promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas).  As capacitações serão ofertadas gratuitamente nos Centros Municipais de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE) das unidades Ribeira e Norte (Gramoré). As inscrições seguem até esta terça-feira (23).

Serão disponibilizadas 355 vagas em cursos voltados a diferentes áreas do mercado de trabalho, contemplando segmentos como tecnologia, beleza, comunicação, marketing digital, produção audiovisual e serviços. A iniciativa busca ampliar as oportunidades de qualificação, geração de renda e inserção da população no mercado de trabalho.

Para a secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Auricéa Xavier, a ação contribui para aproximar a população de novas oportunidades profissionais. “A qualificação profissional é um caminho importante para quem busca ingressar no mercado de trabalho, conquistar uma nova ocupação ou ampliar sua renda. Com esses cursos gratuitos, estamos oferecendo acesso à capacitação e ao desenvolvimento de habilidades alinhadas às demandas atuais do mundo do trabalho”, afirmou.

As inscrições serão realizadas presencialmente nas unidades onde os cursos serão ofertados, das 8h30 às 16h30. Para efetuar a matrícula, os interessados deverão apresentar RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade, quando exigido pelo curso escolhido.

No CMTE Ribeira, localizado na Avenida Duque de Caxias, nº 27, serão ofertados os cursos de Introdução à Informática, Extensão de Cílios, Técnicas de Esmaltação e Design de Unhas, Oratória e Comunicação Profissional, Introdução ao Marketing Digital e Redes Sociais e Barbeiro: Técnicas de Barba e Acabamento.



Saúde: SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio; saiba como será o esquema

Foto: Reprodução

A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável.  Até aquele ano, todas as crianças recebiam três doses da vacina injetável, feita com o vírus inativado. E, posteriormente, duas doses de reforço com a vacina oral, de vírus enfraquecido, a famosa gotinha. 

No entanto, como em situações muito raras, o vírus atenuado da vacina oral pode sofrer mutações e provocar a doença, o Ministério da Saúde decidiu utilizar exclusivamente a vacina injetável, suprimindo a segunda dose de reforço.

Com a mudança mais recente, o esquema volta a ser: 

Três doses aos 2, 4 e 6 meses para conferir proteção básica;
Duas doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade, para complementar a prevenção. 

Nas cinco ocasiões serão aplicadas a vacina inativada injetável. Todas as crianças menores de 5 anos que não tiverem recebido as cinco doses devem ser levadas ao posto de saúde para verificar a necessidade de atualização vacinal. 

A mudança no esquema de vacinação foi decidida após reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações e comunicada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em uma nota técnica na semana passada. Ela passa a valer a partir do dia 3 de agosto. 

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), Isabela Ballalai, explica que o reforço é necessário porque a proteção conferida pela vacina cai com o passar do tempo. Logo, as doses adicionais garantem que ela permaneça alta. 



Em parceria com MinC e MEC, Governo do RN vai levar arte e cultura a escolas de tempo integral

Foto: Reprodução

O Governo do Rio Grande do Norte, em parceria com os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), lançou nesta segunda-feira (22) o projeto “Arte e Cultura na Educação em Tempo Integral”. A solenidade, realizada no Complexo Cultural Rampa, em Natal, formalizou o repasse de R$ 1,1 milhão para a implementação de atividades culturais em 32 unidades da rede estadual de ensino.

O programa visa expandir o currículo das escolas de tempo integral por meio da inserção de práticas artísticas conectadas aos territórios onde os alunos residem. A metodologia está estruturada em cinco eixos principais: história e cultura afro-brasileira e indígena; transmissão de saberes ancestrais com mestres da cultura popular; promoção da leitura e literatura (saraus e slams); criação de cineclubes voltados ao audiovisual nacional; e acessibilidade cultural, com o uso de Libras e audiodescrição.

A execução técnica do projeto ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT RN) e da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC). O objetivo é que as ações culturais ocorram de forma transversal, integrando-se aos conteúdos pedagógicos regulares e estimulando o desenvolvimento social e criativo dos estudantes.



Receita Federal libera consulta ao segundo lote de restituição do IRPF 2026 nesta terça

Foto: Reprodução

A Receita Federal libera, a partir das 9 horas desta terça-feira (23/6), a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), referente a junho de 2026. O crédito bancário será realizado ao longo do dia 30 de junho.

Com R$ 16 bilhões em créditos e 9.585.797 contribuintes contemplados, o lote é o maior da história em quantidade de contribuintes contemplados, e iguala-se em valor ao maior lote pago anteriormente, que foi o primeiro lote de restituição do IRPF 2026, registrado no dia 29 de maio deste ano. Com isso, o órgão caminha para quitar os valores devidos à grande maioria dos declarantes já nos dois primeiros lotes de 2026. Somados, esses pagamentos deverão alcançar cerca de 80% do total estimado de restituições do ano.

Agilidade no processamento acelera devolução aos contribuintes

Considerando a soma dos dois primeiros lotes deste ano, serão contemplados 18,3 milhões de contribuintes, com um valor total de R$ 32 bilhões em restituições. O volume recorde de pagamentos reforça o esforço do órgão em tornar o processo de restituição cada vez mais rápido, eficiente e abrangente.

A antecipação dos créditos demonstra a capacidade operacional da Receita Federal de processar milhões de declarações em curto espaço de tempo, beneficiando tanto os contribuintes com prioridade legal quanto aqueles que aderiram às soluções digitais, como a declaração pré-preenchida e o recebimento da restituição via PIX.

O anúncio fortalece a percepção de eficiência da administração tributária e atende a uma expectativa de milhões de brasileiros: receber a restituição mais cedo e com maior previsibilidade.

Distribuição das restituições

crédito bancário será realizado ao longo do dia 30 de junho . Do total, R$ 4.494.204.020,63 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, distribuídos da seguinte forma:

– Idosos acima de 80 anos : 155.060 restituições

– Idosos entre 60 e 79 anos : 1.106.923 restituições

– Pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave : 106.294 restituições

– Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério : 507.768 restituições

Além disso, 7.709.752 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-Preenchida e/ou optado por receber via PIX. Nesse lote, não foram contemplados contribuintes não prioritários.



Saúde: Anvisa aprova novo medicamento oral para tratamento do câncer de mama

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta segunda-feira (22/6) o registro d o medicamento Inluriyo ® (tosilato de inlunestranto). O produto é indicado para adultos com câncer de mama localmente avançado, que não pode ser removido por cirurgia ou que já se espalhou para outras partes do corpo, e que foram previamente tratados com terapia endócrina.

Esse tipo de tumor apresenta as seguintes características: é positivo para receptor de estrogênio (ER+), negativo para receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2-) e tem mutação no receptor de estrogênio 1 (ESR1m). O medicamento, desenvolvido pela Eli Lilly do Brasil Ltda., é oral e indicado como monoterapia.

O câncer de mama é a neoplasia maligna mais incidente em mulheres. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) , no período de 2023 a 2025, foram registrados 73.610 casos da doença, o que representa 30,1% dos cânceres em mulheres.



Jardim do Seridó: Caern realiza parada programada do abastecimento de água esta semana

Foto: Reprodução

A Caern realiza parada programada do sistema de abastecimento de água de Jardim do Seridó, na próxima quinta-feira (25), a partir das 18h. Neste horário, a Companhia iniciará manutenção preventiva em registros, na Avenida Dr. Fernandes e na Rua Florentino Cunha.

A interrupção no abastecimento afetará toda a cidade enquanto durar o serviço, previsto para ser concluído às 18h da sexta-feira (26). Tão logo o serviço seja concluído, a Caern religará o sistema para a retomada da distribuição de água. O prazo para normalização, a partir daí, será de 48h.