TRE tira mais uma pesquisa de circulação no RN

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) suspendeu a divulgação de mais uma pesquisa do Instituto Veritá sobre a disputa pelo Governo do Estado e pelo Senado. A decisão liminar é da juíza Francimar Dias.

Esta é a terceira pesquisa do Veritá suspensa pela Justiça Eleitoral no RN em 2026. Outros dois levantamentos do instituto já haviam sido retirados de circulação por questionamentos semelhantes.

Segundo a magistrada, há indícios de distorções na composição da amostra, especialmente nos critérios de escolaridade e renda, além de falta de detalhamento das bases de dados utilizadas pelo instituto.

Além das dúvidas metodológicas apontadas pela Justiça, os números do Veritá também chamavam atenção por destoarem dos demais institutos. Enquanto outras pesquisas colocam Allyson Bezerra na liderança para o Governo e Zenaide Maia consolidada na disputa pelo Senado, o Instituto Veritá mostrava ambos em desvantagem. O levantamento também atribuía ampla vantagem a Álvaro Dias na corrida ao Governo, cenário não observado em outros estudos divulgados até aqui.

A juíza considerou ainda que a pesquisa já vinha sendo reproduzida em diversos canais de comunicação e determinou sua retirada até nova decisão judicial. Em caso de descumprimento, a multa é de R$ 10 mil por dia.



Multidão se reúne em João Câmara para receber o Time de Lula e reafirmar apoio a Cadu

Foto: Reprodução

Em uma noite histórica para a região do Mato Grande, o pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Cadu de Lula (PT), foi recebido pela prefeita Aize Bezerra e por mais de 2 mil pessoas em João Câmara na noite desta quinta-feira (11). O evento consolidou a força do projeto político do “Time de Lula” e contou com a presença maciça de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região, que declararam apoio à continuidade das transformações iniciadas no estado através da gestão da professora Fátima Bezerra.

Acompanhado da pré-candidata ao Senado, Samanda Alves, de pré-candidatos e pré-candidatas à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados, Cadu relembrou o convite feito pela governadora Fátima Bezerra há quase oito anos para enfrentar o desafio de reconstruir o Rio Grande do Norte, um estado que, na época, sofria com folhas de pagamento atrasadas e falta de recursos básicos para a segurança pública. Ele enfatizou que, embora muito tenha sido feito para estabilizar o estado e melhorar os serviços de saúde e segurança, ainda há um longo caminho a percorrer.

Cadu demonstrou sensibilidade às demandas locais ao citar o sonho da população de João Câmara de ter uma maternidade própria, garantindo que os filhos do Mato Grande possam nascer em sua terra. O pré-candidato vinculou essa e outras melhorias à necessidade de manter a sintonia com o Governo Federal, destacando que programas como o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família são frutos de um olhar atento do presidente Lula para o Nordeste.

O pré-candidato reforçou que sua missão é dar continuidade ao trabalho de Fátima Bezerra e ampliar as conquistas sociais em parceria com o presidente Lula. Em um momento de forte apelo emocional, Cadu reafirmou seu compromisso integral com o povo potiguar: “eu vou dedicar cada gota de suor, cada minuto da minha vida para, junto com o maior presidente que esse país já viu, Luiz Inácio Lula da Silva, continuar trabalhando pelos sonhos do povo do nosso estado”.

Antes de encerrar suas palavras, Cadu convocou a militância e as lideranças a trabalharem pelo projeto que olha para os mais necessitados. O evento em João Câmara marca um passo decisivo na caminhada do “Time de Lula” rumo ao Governo do Estado. Na ocasião, estiveram presentes caravanas de Bento Fernandes, Touros, Poço Branco, Jandaíra, Parazinho e Rio do Fogo, além do apoio fundamental da população de João Câmara. Os prefeitos Edinho (Poço Branco) e Reginaldo Vitorino (Jandaíra), os ex-prefeitos Carlinhos (Parazinho), Laerte (Rio do Fogo) e Ney Leite (Touros), e dezenas de vereadores endossaram a mensagem de apoio ao projeto do Time de Lula.



Ezequiel recebe mineradores e discute retomada do trabalho em Ouro Branco

Mineradores da Serra do Poção, área localizada entre o município de Ouro Branco, no Rio Grande do Norte, e o município de Várzea, na Paraíba, foram recebidos em audiência pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), nesta quarta-feira (10), em busca do apoio do Legislativo para a retomada das frentes de trabalho que ocupam 500 famílias – direta e indiretamente – na extração do quartzito itacolomito, uma rocha ornamental amplamente utilizada na construção civil para revestimentos de pisos, paredes, piscinas e calçadas.

“O grupo de mineradores de Ouro Branco expôs a necessidade da retomada da atividade em virtude do forte impacto econômico na região, provocando desemprego imediato e insegurança social entre as famílias envolvidas em Ouro Branco. Nós que somos do semiárido temos a consciência da necessidade da geração de emprego e renda nestas localidades”, disse Ezequiel Ferreira.

Durante a reunião representantes da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN, (Fapern), Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte, (MPT-RN) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente ouviram as demandas dos mineradores e colocaram técnicos a disposição da cooperativa que centraliza a atividade de lavra da mineração no município, em uma área de 268 hectares. 

“Somos pequenos mineradores, semelhante aos agricultores familiares. É uma atividade de subsistência há mais de 60 anos e o município depende deste setor que é o que mais emprega na cidade”, explicou Manoel Francisco Figueiredo (Nezinho), representante dos mineradores, salientando que todas as iniciativas para a retomada da atividades serão conduzidas pela nova gestão da cooperativa que será eleita nesta quinta-feira (11).  

Estima-se que mais de 1.600 pessoas dependam direta ou indiretamente dessa cadeia produtiva. Recentemente, as frentes de garimpo da Serra do Poção, em Várzea (PB)passaram por interdições e fiscalizações por órgãos federais devido a questões de regularização e segurança do trabalho, impactando a continuidade da atividade em Ouro Branco (RN), que teve a extração do quartzito paralisada desde o início do mês.



Pré-candidata a deputada estadual, Fátima Souza destaca luta por mais representatividade feminina

Pré-candidata a deputada estadual pelo PCdoB, a jornalista Fátima Souza participou nesta quinta-feira (11) do programa Café com Política, da Rádio Currais Novos FM, onde falou sobre sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e apresentou algumas das pautas que pretende defender caso seja eleita.

Durante a entrevista, Fátima destacou que um dos principais motivos para colocar seu nome à disposição da população é a defesa das mulheres e a necessidade de ampliar a representatividade feminina nos espaços de poder e decisão.

“Foi um dos motivos de eu ter topado levantar essa bandeira e ocupar o espaço da mulher. Precisamos pensar dessa forma: quem vai fazer política pública para a mulher são as mulheres. Obviamente que os homens também fazem, mas precisamos ter essa consciência”, afirmou.

Conhecida como Fatinha, a seridoense é jornalista, bióloga, gestora ambiental e ativista social. Ao longo da trajetória, atuou na comunicação, na defesa da causa animal e dos direitos da pessoa com deficiência. Atualmente, exerce o cargo de secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Currais Novos, onde desenvolve ações voltadas ao fortalecimento da economia local e à geração de oportunidades para a população.



Ezequiel articula força-tarefa por recuperação de rodovias estaduais

Foto: Reprodução

Tema constante na atuação do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB), a defesa da recuperação e manutenção de rodovias estaduais e federais no Rio Grande do Norte, foi ponto central da reunião, nesta terça-feira (9), no gabinete da presidência com a participação de prefeitos, secretários de obras e da diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Natecia Shirley Nunes.

“A defesa da melhoria das estradas é uma das bandeiras permanentes do nosso mandato. Reunindo requerimentos que demonstram a necessidade de manutenção das rodovias estaduais. O Legislativo é parceiro permanente do Executivo, há anos e há várias gestões, sendo solidário em busca de solução para os municípios nas mais diversas esferas e com olhar especial para a malha viária do RN.”, salientou Ezequiel Ferreira.

Situações emergenciais foram apresentadas pelos prefeitos presentes na reunião. Canindé Justino, prefeito de Lagoa Salgado, citou o exemplo da RN 002 que percorre Monte Alegre, Lagoa Salgada a Boa Saúde. Rafael Matias, prefeito de São Bento do Trairi, externou a necessidade da recuperação da RN 091 até Santa Cruz.

O prefeito Hélio de Mundinho, de Guamaré, detalhou dois trechos que precisam de atenção do DER: RN 401 e 221. “São pontos importantes no município em decorrência do tráfego da refinaria Clara Camarão que faz uso constante das estradas”, explicou.



Pré-campanha de Zenaide ganha força com mobilização de Ubaldo e Eribaldo em Natal

Foto: Reprodução

A senadora Zenaide Maia recebeu a confirmação de mais dois grandes apoios na pré-campanha para a reeleição. O deputado estadual Ubaldo Medeiros e o irmão dele e vereador, Eribaldo Medeiros. Ontem, o Clube de Mães das Rocas, zona leste de Natal, ficou lotado de lideranças comunitárias ligadas aos irmãos. Eram tantas pessoas que várias acompanharam a movimentação da calçada.

O evento foi organizado pelo vereador Eribaldo que conclamou as lideranças presentes a trabalharem pela manutenção do mandato da senadora em reconhecimento pelo trabalho dela por Natal. “Só pra projeto nosso, Dra. Zenaide mandou R$ 1 milhão para possibilitar procedimentos de saúde de alta e média complexidade”, declarou sendo aplaudido.

Ubaldo lembrou da importância das emendas da parlamentar. “Como é importante que se tenha recursos para que as obras e as ações sejam feitas, e a senadora Zenaide sempre garantiu esses recursos”, disse.

Dra. Zenaide está em Brasília desde essa segunda-feira em razão dos trabalhos no Senado. Mada Calado, filha da senadora, representou a mãe e fez uma prestação de contas do mandato da parlamentar. “Tem coisas que precisam ser ditas. Desde 2016, quando ainda era deputada federal, a senadora Zenaide manda recurso para esta cidade. Foram mais de R$ 46 milhões destinados. Uma mulher que destinou emenda para todas as APAE’s (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do estado, para os campi do IFRN mandou R$ 25 milhões. Isso é trabalho que muda a realidade e a história das pessoas”, disse.



Nelter Queiroz defende criação da “CNH Matuta”, cobra transferência urgente de paciente e registra votos de pesar na Assembleia Legislativa

Foto: Reprodução

O deputado estadual Nelter Queiroz (Progressistas) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (9), para tratar de pautas voltadas à inclusão social, à saúde pública e à solidariedade com famílias potiguares.

O parlamentar destacou a realização de audiência pública, proposta por seu mandato, que debaterá a criação da chamada “CNH Matuta”, proposta voltada à construção de alternativas que ampliem o acesso à Carteira Nacional de Habilitação para cidadãos semianalfabetos ou com baixo nível de escolaridade.

Segundo Nelter, o objetivo é promover inclusão e cidadania para milhares de trabalhadores que dependem de veículos para garantir o sustento de suas famílias, especialmente nas comunidades rurais do interior do Estado. “Não estamos defendendo privilégios. Estamos defendendo oportunidades para homens e mulheres que trabalham, produzem, sustentam suas famílias e muitas vezes são excluídos do processo de habilitação por limitações educacionais que refletem uma realidade social que precisa ser enfrentada”, afirmou.

Durante seu pronunciamento, Nelter Queiroz também fez um apelo à Prefeitura do Natal e ao Governo do Estado para garantir a imediata transferência do senhor João Tadeu de Figueiredo Filho, natural do município de São João do Sabugi, que se encontra internado na UPA de Pajuçara, em Natal, aguardando vaga em unidade hospitalar especializada. O paciente apresenta quadro grave de hemorragia digestiva associada a doença hepática crônica e necessita de procedimento cirúrgico urgente.

O parlamentar ressaltou que a Justiça já determinou a adoção das providências necessárias para assegurar a transferência do paciente e pediu sensibilidade das autoridades competentes diante da gravidade da situação. “Estamos falando de uma vida humana. Faço esse apelo para que o senhor João Tadeu tenha o tratamento adequado”, declarou.

Por fim, Nelter registrou votos de profundo pesar pelo falecimento de Sueli Lopes de Sá e de José Ferreira da Silva, ambos do município de Jucurutu.



Empresário chamado Acari visita a cidade de Acari e é recepcionado pelo prefeito Fernando Bezerra

Foto: Reprodução

Uma visita curiosa e simbólica marcou o fim de semana em Acari. O empresário catarinense Acari Luiz Menestrina realizou o desejo de conhecer a cidade que leva o mesmo nome que o seu. Ao lado da esposa, Ana Menestrina, ele foi recepcionado pelo prefeito Fernando Bezerra e acompanhado pelo amigo Edilson.

Em publicação nas redes sociais, Fernando destacou a satisfação em receber o visitante. Segundo o prefeito, o grupo conheceu diversos pontos do município e, ao final do passeio, o empresário demonstrou ter gostado bastante da experiência. “Foi, realmente, um momento de muita satisfação para mim e para nossa cidade. E que venham mais vezes!”, escreveu o gestor.



Comissão de Finanças ouve secretário sobre tornozeleiras eletrônicas

A Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte recebeu, nesta quarta-feira (3), o secretário estadual de Administração Penitenciária, Helton Xavier, para prestar esclarecimentos sobre o Pregão Eletrônico nº 90006/2025, destinado à contratação do serviço de monitoração eletrônica de pessoas por meio de tornozeleiras eletrônicas.

O presidente da comissão, deputado Luiz Eduardo (PL), afirmou que o objetivo foi buscar informações sobre a contratação e os mecanismos de controle adotados pelo Estado. “A comissão busca esclarecimentos sobre a contratação, a fiscalização dos monitorados e medidas para prevenir questionamentos futuros”, disse.

Ao responder aos questionamentos, Helton Xavier afirmou que não houve irregularidades no processo licitatório. Segundo ele, a suspensão cautelar ocorreu apenas para adequação da pesquisa de preços de mercado. “Nunca houve irregularidade. Tivemos que refazer uma consulta de preços mercadológicos após apontamentos dos órgãos de controle”, explicou.

O secretário também esclareceu que a demora na contratação provocou dificuldades operacionais em 2024, quando cerca de 1.200 apenados ficaram temporariamente sem monitoramento eletrônico devido à incapacidade das empresas fornecedoras de disponibilizar equipamentos. De acordo com ele, atualmente não há pessoas aguardando tornozeleiras nem presos sem monitoramento por falta de dispositivos. “Hoje não existe nenhum preso sem tornozeleira e nem na fila aguardando equipamento”, afirmou.



Audiência cobra celeridade e critérios objetivos para registros de armas legais

A necessidade de garantir maior celeridade nos processos de registro e fiscalização dos Caçadores, Atiradores Desportivos e Colecionadores (CACs), além da definição de critérios objetivos para a concessão das autorizações, pautou a audiência pública realizada nesta segunda-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O debate foi proposto pelo deputado estadual Coronel Azevedo (PL) e reuniu representantes de clubes de tiro, atiradores, caçadores e entidades do segmento e interessados no tema.

Ao abrir os trabalhos, o deputado Coronel Azevedo destacou a preocupação com o período de transição e os reflexos que a mudança poderá trazer para milhares de cidadãos que dependem da análise dos processos para exercer suas atividades de forma regular.

A audiência discutiu os impactos da transferência das competências de registro, controle e fiscalização das atividades dos CACs do Comando do Exército para a Polícia Federal, mudança estabelecida por decreto federal e que inaugura uma nova etapa na política nacional de controle de armas e munições. Contudo, no debate, também foram expostas ações definidas como perseguição contra os praticantes do tiro esportivo.

“A sociedade tem o direito de conhecer as medidas que o Estado brasileiro pretende adotar para fortalecer o controle sobre um tema tão sensível e diretamente relacionado aos índices de violência. Nesse contexto, a colaboração entre as forças de segurança é fundamental”, disse Coronel Azevedo.

Ao longo do debate, representantes do segmento manifestaram preocupação com possíveis atrasos na tramitação dos pedidos de registro, renovação e demais autorizações sob a responsabilidade da Polícia Federal. A principal reivindicação apresentada foi a adoção de procedimentos que assegurem rapidez na análise dos processos, evitando a formação de filas e o acúmulo de demandas.