Programa Assembleia e Você recebe prêmio do “Justiça e Saúde” do CNJ

O programa Assembleia e Você, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), novamente é destaque nacional. Concorrendo com instituições de todo o País, o programa foi um dos classificados do prêmio Justiça e Saúde, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Prêmio Justiça e Saúde do CNJ é um instrumento que seleciona, premia e dissemina ações, projetos ou programas voltados a orientar as políticas judiciárias para o aprimoramento das formas adequadas de soluções de conflitos envolvendo as saúdes pública e suplementar. O Assembleia e Você, em 2023, conquistou o prêmio Unale, no encontro que reúne os legislativos de todo o País.

O Legislativo do RN concorreu na categoria Poder Público, disputado por casas legislativas e pelo Poder Executivo nas instâncias federal, estadual, distrital ou municipal, incluindo instituições públicas de saúde.

“O tema desta terceira edição era Diminuição do índie da judicialização na saúde pública e suplementar e btivemos uma honrosa terceira posição. Gostaria de agradecer e parabenizar o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira e aos demais deputados pelo apoio e atuação na área da saúde”, afirmou Ricardo Fonseca, diretor de Políticas Complementares.

Ricardo Fonseca destacou as parcerias mantidas com a Liga contra o Câncer, o Hospital Varela Santiago, Hospital da PM e prefeituras. “Agradecemos o apoio da diretoria geral e da presidência, bemo como à Escola da Assembleia, através do escritório de projetos, que conduziu a inscrição do programa e a todos os servidores que contribuem para o time ALRN ser mais forte, competente, organizado e bem posicionado no cenário nacional”, disse. 

O Prêmio Justiça e Saúde, em sua terceira edição, estimula a definição de parcerias entre o Judiciário, instituições de saúde e a sociedade civil. A ideia é fomentar a implantação de práticas que reduzam a judicialização e fortaleçam a cidadania. Os projetos são avaliados com base em critérios como efetividade, sustentabilidade, replicabilidade e impacto social em ambos os eixos da premiação.  



Vereador Lucieldo Silva protocola projeto que garante a entrega domiciliar de medicamentos em Currais Novos

Foto: Reprodução

O vereador Lucieldo Silva protocolou na Câmara Municipal de Currais Novos um importante projeto de lei que institui a distribuição domiciliar de medicamentos para a população do município. A proposta busca garantir acesso mais justo e humanizado à saúde, especialmente para idosos, pessoas com deficiência e cidadãos em situação de vulnerabilidade social, que enfrentam dificuldades para se deslocar até as unidades de saúde.

Embora algumas entregas domiciliares já aconteçam de forma pontual, o projeto tem como objetivo transformar essa prática em política pública permanente, tornando-a um direito garantido por lei municipal.

A iniciativa está amparada nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme previsto na Lei Federal nº 8.080/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde e define o acesso universal e igualitário como um dos seus princípios fundamentais. Além disso, a proposta dialoga diretamente com a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, regulamentada pela Portaria nº 3.916/1998, que orienta os municípios a assegurarem o uso racional e o acesso contínuo aos medicamentos essenciais.

Segundo o vereador Lucieldo, “essa medida representa mais dignidade e cuidado com quem mais precisa. Queremos garantir que o acesso à saúde chegue até as pessoas, e não o contrário”.

Além de ampliar o alcance dos serviços públicos de saúde, o projeto também favorece uma gestão mais eficiente dos estoques de medicamentos, com melhor triagem, planejamento e controle das demandas da população.



Acariense Virgínia Dantas é homenageada na Assembleia Legislativa durante Sessão do Outubro Rosa

Foto: Reprodução

A acariense Virgínia Dantas foi uma das homenageadas na Sessão Solene do Outubro Rosa, realizada nesta quinta-feira (23) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em Natal. O evento celebrou a força, a coragem e a superação das mulheres que enfrentam ou já enfrentaram o câncer de mama.

Em tratamento contra a doença, Virgínia recebeu a homenagem com emoção da deputada Terezinha Maia, sendo reconhecida como exemplo de determinação e fé.

A presença de Virgínia Dantas na solenidade representou não apenas o município de Acari, mas todas as potiguares que lutam diariamente pela vida.

Com informações Eduardo Silva



Estudo para regionalização de manejo de resíduos sólidos é apresentado na ALRN

Foto: Reprodução

“Regionalização dos resíduos sólidos urbanos no RN – estrutura, governança e suas competências”. Esse foi o tema da audiência pública realizada, na tarde desta terça-feira (21), na sede do Legislativo Potiguar. O debate foi liderado pelo mandato da deputada Isolda Dantas (PT) e contou com a presença de autoridades nacionais, estaduais e municipais, além de especialistas e cidadãos interessados no assunto.

“Esse tema é muito importante, já que estamos falando bastante de justiça climática e matrizes energéticas, ultimamente. E eu acredito que a regionalização é a forma mais próxima da gente construir qualquer tipo de governança, porque é nos municípios que a vida acontece, é na cidade que a gente vive e é aqui que estão as dificuldades. Por isso, eu penso que esse caminho da regionalização é uma forma da gente acertar ao máximo na construção de uma política pública eficaz. Nós já fizemos esse processo com a água e o esgoto, agora queremos fazer o mesmo com os resíduos sólidos”, destacou a parlamentar.

Em seguida, o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN, Paulo Varella, disse que “este é um momento muito importante para a história do RN”.

“Nós enfrentamos um desafio planetário com a pauta ambiental. E, dentro desse assunto, estamos conduzindo o tema dos resíduos sólidos com muita seriedade, pois essa é uma questão que conecta pessoas, culturas e expressa os grandes desafios que temos hoje. Nós já avançamos bastante no estado com a política ambiental que está sendo delineada, assim como fizemos com o reuso. E os resíduos sólidos são um tema fundamental, pois eles se ligam a muitos outros assuntos relativos ao Meio Ambiente”, ressaltou. 

Para o secretário, não poderemos evoluir bem na pauta ambiental se não enfrentarmos a questão dos resíduos sólidos. 

“E fazer isso é um desafio imenso de cooperação. Daí a necessidade da gente unir esforços e construir pontes, conectando municípios, governo estadual, governo federal e sociedade civil”, afirmou Varella. 

Sobre os aterros sanitários do Estado, o secretário garantiu que eles já estão bem adiantados.

“O de Caicó, por exemplo, já está funcionando. Nós temos trabalhado ainda na questão dos catadores. Conseguimos agora R$ 34 milhões para apoiar as unidades do Vale do Açu e do Seridó, com a aquisição de galpões, equipamentos, prensas, transportes. Acreditamos que até fevereiro tudo estará pronto”, disse.



Milena Galvão convoca reunião com rede de apoio às mulheres vítimas de violência para fortalecer ações em Currais Novos

Foto: Reprodução

A vice-prefeita de Currais Novos, a advogada Milena Galvão, convocou nesta terça-feira (21) uma importante reunião com representantes da rede de apoio e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica no município. O encontro ocorreu na sede da vice-prefeitura, e teve como objetivo compreender a atual estrutura de funcionamento da rede, ouvir os desafios enfrentados pelos órgãos envolvidos e articular novas ações conjuntas para ampliar o alcance das políticas públicas voltadas às mulheres.

Durante a reunião, estiveram presentes o Delegado de Policia Civil, Dr. Paulo Ferreira, o Comandante da 13º Batalhão da Policial Militar, Mycael Campos, o Subcomandante Major Miranda, a Sgt. Luzia e Policial Mikaele, responsáveis pela Patrulha Maria de Penha, além das representantes da SEMTHAS, Paula Gracieli e Olga Gadelha, COMDIM, Barbara Michaiany, da Comissão das Mulheres da OAB/CN, Meire Daniela, e SEMJIDH, Rayssa Aline, reforçando a integração entre os diversos segmentos que atuam na proteção e acolhimento das vítimas.

Os reprententes dos orgãoes, destacaram que a rede de apoio de Currais Novos tem funcionado de maneira ágil e eficaz, garantindo resposta rápida e acolhimento humanizado às mulheres em situação de vulnerabilidade. No entanto, um ponto de atenção foi identificado: a necessidade de intensificar a divulgação dos canais de denúncia e atendimento, além dos serviços locais de acolhimento.

Diante disso, ficou definida a elaboração de uma campanha municipal de divulgação da rede de proteção, que será lançada nos próximos dias. A acampanha será amplamente divulgada nas redes sociais, rádios, tv, jornais, escolas e espaços públicos.

“A luta contra a violência doméstica exige união, informação e ação. Currais Novos já possui uma rede comprometida e eficiente. Agora, nosso desafio é fazer com que todas as mulheres saibam que não estão sozinhas e que podem contar com o apoio da gestão e das instituições”, afirmou a vice-prefeita Milena Galvão.



Odon Júnior cumpre extensa agenda na Região Central

O ex-prefeito de Currais Novos e pré-candidato a deputado federal Odon Júnior cumpriu nesta segunda-feira (20) uma extensa agenda na Região Central do estado.

Pela manhã, Odon esteve na cidade de Afonso Bezerra, onde concedeu entrevista à Rádio FM Palmeiras. Na pauta, um bate-papo sobre política e as ações do Governo do Estado.

Acompanhado do presidente municipal do PT de Angicos, Titico de Ambito, de seu filho Isacc Costa e de Francisco Monteiro, Odon percorreu o centro da cidade, dialogando com moradores e lideranças locais.

Ainda pela manhã, seguiu para Angicos, onde participou de entrevista na Rádio FM Cabugi Central e visitou as escolas estaduais José Rufino e Joana Honório. À tarde, esteve no Memorial Paulo Freire, localizado no campus da Ufersa, e no início da noite reuniu-se com a militância do Partido dos Trabalhadores da cidade, debatendo a conjuntura política do estado e destacando a importância de fortalecer a representatividade do interior potiguar na Câmara Federal.



Pesquisa Sensatus aponta Francisco do PT como um dos mais citados para deputado estadual

A menos de um ano das eleições de 2026, o deputado estadual Francisco do PT lista, mais uma vez, entre os pré-candidatos mais citados para deputado estadual.

Nesta sondagem expontânea, Francisco é o nome mais lembrado do PT e dos partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança.

Na amostragem para deputado federal, feita pelo mesmo instituto, Francisco pontua igual, ocupando a quinta colocação geral, sendo o segundo nome do PT e da federação mais lembrado.



Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Currais Novos institui Grupo de Trabalho para acompanhar impactos da exploração de ouro

Foto: Reprodução

Foi publicado no Diário Oficial das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte o Ato da Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Transporte e Habitação da Câmara Municipal de Currais Novos, que institui um Grupo de Trabalho (GT) para acompanhar, avaliar e propor soluções administrativas e legislativas para mitigar os impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes da exploração comercial de ouro no município.

A criação do GT é fruto da Audiência Pública realizada no último dia 24 de setembro de 2025, por proposição do vereador G Charles, que também presidirá o grupo recém-criado.

O Grupo de Trabalho será composto por 12 membros, reunindo profissionais de diversas áreas: professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), contadores, mestres e doutores de áreas correlatas, além de lideranças das comunidades diretamente afetadas pela atividade mineradora.

Segundo o vereador G Charles, o objetivo é garantir um acompanhamento técnico e social das consequências que a mineração pode causar ao município. “Não podemos fechar os olhos para os impactos que essa exploração pode trazer. Precisamos agir com responsabilidade, ouvindo especialistas e, principalmente, a população”, destacou.

A Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Transporte e Habitação, responsável pela formação do grupo, é composta pelos vereadores Leilza Palmeira (presidente), G Charles (relator) e João Paulo (secretário).

O Grupo de Trabalho deverá realizar visitas técnicas, estudos, audiências e reuniões periódicas com órgãos competentes, além de apresentar relatórios e propostas legislativas com foco na proteção ambiental, justiça social e desenvolvimento sustentável da região.



Governo Fátima Bezerra é aprovado por quase metade dos eleitores

O governo da professora Fátima Bezerra (PT) é aprovado por quase metade dos eleitores, de acordo com o Instituto Sensatus Pesquisa e Consultoria, em pesquisa divulgada nesta segunda-feira (20). A aprovação do governo da petista, que está em seu segundo mandato, é de 46,27% dos eleitores consultados, contra 46,93% que desaprova e 6,80% Não sabe/Não respondeu.

A margem de erro é 2,53 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa também aponta que a governadora Fátima Bezerra, pré-candidata ao Senado Federal, lidera na Estimulada para o primeiro voto, com 25,47%. É seguida de perto pelo senador Styvenson Valentim, que obteve 25,27% das citações na pesquisa.

A pesquisa mostra crescimento na percepção do eleitor quanto às realizações do Governo do Estado, que também destaca a força da governadora Fátima Bezerra. A gestão vem se destacando em áreas essenciais, como Segurança Pública, com os principais indicadores de violência em queda desde o ano de 2019.

A governadora tem percorrido o Estado, entregando obras importantes, como estradas, escolas e ampliação dos serviços nos hospitais em todas as regiões.



Futuro do sistema previdenciário estadual é discutido em audiência pública na ALRN

Foto: Reprodução

O Legislativo Potiguar promoveu audiência pública, na tarde desta quinta-feira (16), para discutir a situação previdenciária do Estado, com foco na busca de investimentos técnicos e estruturais no Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais do RN (IPERN). O debate foi proposto pelo mandato do deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) e contou com a participação de representantes do Governo do Estado, IPERN, Procuradoria-geral do Estado, entidades sindicais e dos próprios servidores ativos e inativos. 

“A situação da previdência é muito importante para todos. É preciso investimento técnico e estrutural no IPERN. E aqui nesta audiência nós vamos dar voz a todos, para que façam uma explanação real do nosso sistema, e a gente possa encontrar uma solução justa e coletiva”, afirmou o propositor da audiência. 

Em seguida, o presidente do instituto, Nereu Linhares, iniciou seu pronunciamento dizendo que a situação do IPERN é dramática, do ponto de vista financeiro, estrutural e atuarial. 

“A situação do sistema previdenciário do RN é de conhecimento público e notório. O IPERN é um órgão que foi criado há mais de 60 anos e nunca teve uma função de previdência realmente. Por isso – e outras questões, hoje o seu déficit financeiro (que é o valor que precisa ser aportado para completar a folha de aposentadorias e pensões) é de mais de R$ 150 milhões por mês. Além disso, também há um déficit atuarial de aproximadamente R$ 54 bilhões”, divulgou. 

Nereu Linhares fez um resgate histórico, desde a criação do IPERN, apontando os principais motivos que levaram a entidade à atual problemática, frisando que “o déficit não foi constituído no Governo Fátima Bezerra”. 

“Desde a sua criação, em 1962, o IPERN foi criado como um instituto de previdência, que deveria cobrir aposentadoria e pensão. Mas a legislação, na verdade, não incluiu aportes para aposentadorias. A regulamentação previa apenas pensão, auxílio-natalidade, auxílio-funeral e auxílio-reclusão. E isso significa que, até 2005, quando houve a aprovação da Lei Complementar 308 incluindo finalmente as aposentadorias, nenhum servidor do Estado do RN – de nenhum órgão ou Poder – havia contribuído um centavo sequer para a nossa previdência. Mesmo assim, o IPERN paga hoje as aposentadorias de todos os poderes”, detalhou.