Odon Júnior cumpre extensa agenda na Região Central

O ex-prefeito de Currais Novos e pré-candidato a deputado federal Odon Júnior cumpriu nesta segunda-feira (20) uma extensa agenda na Região Central do estado.

Pela manhã, Odon esteve na cidade de Afonso Bezerra, onde concedeu entrevista à Rádio FM Palmeiras. Na pauta, um bate-papo sobre política e as ações do Governo do Estado.

Acompanhado do presidente municipal do PT de Angicos, Titico de Ambito, de seu filho Isacc Costa e de Francisco Monteiro, Odon percorreu o centro da cidade, dialogando com moradores e lideranças locais.

Ainda pela manhã, seguiu para Angicos, onde participou de entrevista na Rádio FM Cabugi Central e visitou as escolas estaduais José Rufino e Joana Honório. À tarde, esteve no Memorial Paulo Freire, localizado no campus da Ufersa, e no início da noite reuniu-se com a militância do Partido dos Trabalhadores da cidade, debatendo a conjuntura política do estado e destacando a importância de fortalecer a representatividade do interior potiguar na Câmara Federal.



Pesquisa Sensatus aponta Francisco do PT como um dos mais citados para deputado estadual

A menos de um ano das eleições de 2026, o deputado estadual Francisco do PT lista, mais uma vez, entre os pré-candidatos mais citados para deputado estadual.

Nesta sondagem expontânea, Francisco é o nome mais lembrado do PT e dos partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança.

Na amostragem para deputado federal, feita pelo mesmo instituto, Francisco pontua igual, ocupando a quinta colocação geral, sendo o segundo nome do PT e da federação mais lembrado.



Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Currais Novos institui Grupo de Trabalho para acompanhar impactos da exploração de ouro

Foto: Reprodução

Foi publicado no Diário Oficial das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte o Ato da Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Transporte e Habitação da Câmara Municipal de Currais Novos, que institui um Grupo de Trabalho (GT) para acompanhar, avaliar e propor soluções administrativas e legislativas para mitigar os impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes da exploração comercial de ouro no município.

A criação do GT é fruto da Audiência Pública realizada no último dia 24 de setembro de 2025, por proposição do vereador G Charles, que também presidirá o grupo recém-criado.

O Grupo de Trabalho será composto por 12 membros, reunindo profissionais de diversas áreas: professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), contadores, mestres e doutores de áreas correlatas, além de lideranças das comunidades diretamente afetadas pela atividade mineradora.

Segundo o vereador G Charles, o objetivo é garantir um acompanhamento técnico e social das consequências que a mineração pode causar ao município. “Não podemos fechar os olhos para os impactos que essa exploração pode trazer. Precisamos agir com responsabilidade, ouvindo especialistas e, principalmente, a população”, destacou.

A Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Transporte e Habitação, responsável pela formação do grupo, é composta pelos vereadores Leilza Palmeira (presidente), G Charles (relator) e João Paulo (secretário).

O Grupo de Trabalho deverá realizar visitas técnicas, estudos, audiências e reuniões periódicas com órgãos competentes, além de apresentar relatórios e propostas legislativas com foco na proteção ambiental, justiça social e desenvolvimento sustentável da região.



Governo Fátima Bezerra é aprovado por quase metade dos eleitores

O governo da professora Fátima Bezerra (PT) é aprovado por quase metade dos eleitores, de acordo com o Instituto Sensatus Pesquisa e Consultoria, em pesquisa divulgada nesta segunda-feira (20). A aprovação do governo da petista, que está em seu segundo mandato, é de 46,27% dos eleitores consultados, contra 46,93% que desaprova e 6,80% Não sabe/Não respondeu.

A margem de erro é 2,53 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa também aponta que a governadora Fátima Bezerra, pré-candidata ao Senado Federal, lidera na Estimulada para o primeiro voto, com 25,47%. É seguida de perto pelo senador Styvenson Valentim, que obteve 25,27% das citações na pesquisa.

A pesquisa mostra crescimento na percepção do eleitor quanto às realizações do Governo do Estado, que também destaca a força da governadora Fátima Bezerra. A gestão vem se destacando em áreas essenciais, como Segurança Pública, com os principais indicadores de violência em queda desde o ano de 2019.

A governadora tem percorrido o Estado, entregando obras importantes, como estradas, escolas e ampliação dos serviços nos hospitais em todas as regiões.



Futuro do sistema previdenciário estadual é discutido em audiência pública na ALRN

Foto: Reprodução

O Legislativo Potiguar promoveu audiência pública, na tarde desta quinta-feira (16), para discutir a situação previdenciária do Estado, com foco na busca de investimentos técnicos e estruturais no Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais do RN (IPERN). O debate foi proposto pelo mandato do deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) e contou com a participação de representantes do Governo do Estado, IPERN, Procuradoria-geral do Estado, entidades sindicais e dos próprios servidores ativos e inativos. 

“A situação da previdência é muito importante para todos. É preciso investimento técnico e estrutural no IPERN. E aqui nesta audiência nós vamos dar voz a todos, para que façam uma explanação real do nosso sistema, e a gente possa encontrar uma solução justa e coletiva”, afirmou o propositor da audiência. 

Em seguida, o presidente do instituto, Nereu Linhares, iniciou seu pronunciamento dizendo que a situação do IPERN é dramática, do ponto de vista financeiro, estrutural e atuarial. 

“A situação do sistema previdenciário do RN é de conhecimento público e notório. O IPERN é um órgão que foi criado há mais de 60 anos e nunca teve uma função de previdência realmente. Por isso – e outras questões, hoje o seu déficit financeiro (que é o valor que precisa ser aportado para completar a folha de aposentadorias e pensões) é de mais de R$ 150 milhões por mês. Além disso, também há um déficit atuarial de aproximadamente R$ 54 bilhões”, divulgou. 

Nereu Linhares fez um resgate histórico, desde a criação do IPERN, apontando os principais motivos que levaram a entidade à atual problemática, frisando que “o déficit não foi constituído no Governo Fátima Bezerra”. 

“Desde a sua criação, em 1962, o IPERN foi criado como um instituto de previdência, que deveria cobrir aposentadoria e pensão. Mas a legislação, na verdade, não incluiu aportes para aposentadorias. A regulamentação previa apenas pensão, auxílio-natalidade, auxílio-funeral e auxílio-reclusão. E isso significa que, até 2005, quando houve a aprovação da Lei Complementar 308 incluindo finalmente as aposentadorias, nenhum servidor do Estado do RN – de nenhum órgão ou Poder – havia contribuído um centavo sequer para a nossa previdência. Mesmo assim, o IPERN paga hoje as aposentadorias de todos os poderes”, detalhou. 



Vereador Lucieldo Silva visita setor de Psicologia Infantil da Policlínica de Currais Novos e firma compromisso para destinação de recursos em 2026

Foto: Reprodução

Na última quarta-feira, 1º de outubro, o vereador Lucieldo Silva realizou uma visita ao setor de Psicologia Infantil da Policlínica Municipal Monsenhor Ausônio, em Currais Novos. Durante a agenda, o parlamentar dialogou com a coordenação, conversou com os profissionais e acompanhou de perto o funcionamento do serviço, reconhecendo a importância do trabalho desenvolvido no atendimento às crianças do município.

A visita teve como objetivo compreender as demandas do setor e identificar formas de fortalecer as políticas públicas voltadas à saúde mental infantil. Atualmente, o espaço acolhe mais de cem crianças por semana, oferecendo acompanhamento psicológico e suporte emocional às famílias.

Ao observar as condições estruturais do ambiente, o vereador destacou a necessidade de investimentos em melhorias físicas e adequações de segurança, que possam garantir um atendimento ainda mais acolhedor, humanizado e eficiente.

Em resposta a essa realidade, Lucieldo Silva firmou o compromisso de destinar recursos, por meio de emendas impositivas a partir de 2026, para a reforma e revitalização do setor de Psicologia Infantil. O objetivo é proporcionar um espaço mais moderno, acessível e adequado tanto para os profissionais quanto para as crianças atendidas.

“Cuidar da estrutura é também cuidar das pessoas. Esse compromisso é um passo importante para que nossas crianças tenham acesso a um atendimento psicológico de qualidade, e nossos profissionais possam trabalhar com mais dignidade e segurança”, afirmou o vereador.



Deputados vão apresentar projeto para fomentar produção de petróleo no RN

Ampliar investimentos e fortalecer a cadeia produtiva do petróleo no Rio Grande do Norte. Esse foi o foco da audiência pública realizada na tarde desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa. O debate foi proposto em conjunto pelos deputados Isolda Dantas (PT), Divaneide Basílio (PT)e Francisco do PT, e reuniu sindicalistas, prefeitos, representantes do setor produtivo e do Governo do Estado. Os parlamentares prometeram empenho e discussão sobre uma legislação para favorecer o setor,

Durante o encontro, foram apresentados dados recentes da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que confirmam a relevância do setor para a economia potiguar. Em agosto de 2025, a produção local registrou média de 39 mil barris por dia, número superior ao mesmo período do ano anterior, quando foram 37 mil barris diários. Apesar do aumento anual, houve queda de 2,6% na produção trimestral, sinalizando a necessidade de novos investimentos e estudos para impulsionar o desempenho da bacia potiguar.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec), no segundo trimestre deste ano, o Estado recebeu R$ 155 milhões em royalties, o que representa aumento de 26,4% em relação ao mesmo período de 2024. A refinaria Clara Camarão, com capacidade de processar 40 mil barris por dia, também foi citada como ativo estratégico que pode ser melhor aproveitado para garantir maior autonomia e geração de valor dentro do território potiguar.

A deputada Isolda Dantas destacou que o setor é responsável por milhares de empregos diretos e indiretos e tem papel decisivo na arrecadação estadual. Por isso, ela fez questão de enaltecer o papel das pessoas que procuraram o Legislativo para cobrar a discussão acerca da necessidade de se investir mais no setor e ampliar a produção potiguar.

“Estamos aqui para isso: acolher as demandas da sociedade, promover debate e transformar em legislação. Essa Casa é meramente política e tem que tratar pautas que envolvam a população e tenham como consequência resultados positivos para a população potiguar”, disse Isolda Dantas.



Sonhando com o Senado, Babá Pereira fala sobre a responsabilidade de representar o RN

Foto: Reprodução

Durante visita ao gabinete do senador Styvenson Valentim, em Brasília, o presidente da FEMURN, Babá Pereira, refletiu sobre o peso e a responsabilidade de ocupar uma cadeira no Senado Federal. O momento simbólico, registrado em foto que circulou nas redes sociais, reforçou o sentimento de compromisso do líder municipalista com o Rio Grande do Norte.

“É uma cadeira que traz muita responsabilidade. Quem chega ali tem o dever de honrar o povo do seu Estado. O Senado representa igualmente todos os estados, e o Rio Grande do Norte merece ter uma voz firme e municipalista”, disse Babá, destacando que, por conhecer de perto a realidade das pequenas cidades e comunidades rurais, se sente preparado para representar os potiguares no Congresso Nacional.



Eleições 2026: Deputado Luiz Eduardo lidera pesquisa em Canguaretama e reafirma compromisso com o município

Foto: Reprodução

A mais recente pesquisa do Instituto Perfil, realizada nos dias 3 e 4 de outubro de 2025, revela que o deputado estadual Luiz Eduardo aparece com 14,67% da preferência do eleitorado em Canguaretama, evidenciando o avanço de sua influência política no município. O estudo ouviu 450 eleitores e apresenta margem de erro de 4,62 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Com uma atuação presente e constante, Luiz Eduardo tem se consolidado como um grande parceiro de Canguaretama e do prefeito Leandro Varela. Recentemente, o parlamentar destinou R$ 400 mil em emendas parlamentares para a área da saúde, demonstrando seu compromisso com o bem-estar da população. Um exemplo desse trabalho foi a revitalização completa da UPA do município, que passou por ampla reforma, garantindo melhor estrutura e mais conforto no atendimento aos pacientes.



Comissão de Educação aprova política estadual de prevenção à adultização infantil

Foto: Reprodução

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aprovou, nesta quinta-feira (9), o projeto de lei do deputado Hermano Morais (PV) que institui a Política Estadual de Prevenção e Combate à Adultização Infantil no âmbito digital. 

A iniciativa busca proteger crianças e adolescentes da exposição precoce a conteúdos, comportamentos e pressões sociais inadequadas à idade, promovendo ações educativas e de conscientização sobre o tema.

Também receberam parecer favorável outras matérias de relevância social e educacional. Entre elas, o projeto do deputado Dr. Kerginaldo (PL), que inclui o ensino de saneamento básico como conteúdo transversal na rede pública estadual; e o de Dr. Bernardo (PSDB), que cria o Dia Estadual da Defesa Civil no calendário oficial do RN. 

Outro projeto aprovado, da deputada Isolda Dantas (PT), denomina “Parteira Luzia Mercês do Amaral” o Centro de Parto Normal do Hospital Regional da Mulher, em Mossoró.