Produtores de Leite de Currais Novos, receberam essa semana a segunda visita da equipe técnica do Projeto Leite e Genética, desenvolvido por parceria pública e privada. A iniciativa torna acessível a utilização por parte de pequenos produtores, de modernas técnicas de reprodução de gado leiteiro, como é o caso da inseminação artificial por tempo fixo (IATF).
O objetivo do programa, uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura, é de promover o melhoramento genético dos rebanhos no município. O melhoramento genético desses animais, proporcionará animais com mais produtividade de leite, dando mais competitividade aos pequenos produtores.
Além da parte de reprodução, o projeto oferece ainda todo o suporte técnico da equipe de veterinários do IBS, já que a sanidade interfere diretamente na reprodução. O IBS disponibiliza técnicos e veterinários e uma estrutura de laboratórios móveis – o Vaca Móvel, o Rufião Móvel – que vão até a propriedade e realizam uma série de exames in loco com a assistência de especialistas.