Fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN seguem nesta sexta-feira (25) a programação de fiscalização em 106 municipios do Rio Grande do Norte com foco nas festas carnavalescas. Mesmo sem os carnavais de rua, alguns eventos particulares foram confirmados.
O objetivo é o de garantir que os projetos de estruturas para o Carnaval 2022 e as execuções ocorram por responsáveis técnicos habilitados.
Os fiscais das inspetorias e da sede do Crea-RN estão visitando os polos carnavalescos para verificar a presença de profissional, devidamente habilitado e registrado junto ao Conselho, como também a existência das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART’s) nas áreas de infraestrutura como arquibancadas, camarotes, palcos e iluminação.
Segundo o gerente de Fiscalização do Crea-RN, Heulyson Arruda, foram detectados alguns serviços sem ART nos locais visitados. Nestes casos, os responsáveis pelos eventos podem ser autuados, após levantamento de dados, e estão passivéis de multa que varia de R$ 703,90 a R$ 7.039,00.
Para Heulyson, a operação é para a segurança do folião e chamar a atenção dos gestores e dos organizadores do evento que é necessário a presença de um profissional para a elaboração dos projetos e serviços de engenharia que envolvem as festas. Além, da emissão da ART junto ao Crea-RN.
O gerente informa a fiscalização acontece nos municípios da área metropolitana de Natal, Mossoró, Tibau, Areia Branca, Grossos, Assu, Apodi, Guamaré, Macau, Paraú, Itajá, Upanema, Santana do Mato, São Rafael, Caicó, entre outros. 80% da programação da fiscalização já foi cumprida.
Agora RN.