Seridó

Segundo Sesap, Caicó tem 2 casos confirmados de Monkeypox e 24 descartados

Foto: divulgação

A Secretaria de de Saúde de Caicó (RN), informa que diferentemente do que foi divulgado nesta segunda-feira (08), não existem 24 casos confirmados de Monkeypox no município.

De acordo com os dados do Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde no dia 7 de novembro de 2022, os casos notificados segundo município de residência e classificação, Caicó tem “24 casos descartados”, “2 confirmados” e “1 suspeito”.

Os pacientes positivados são do sistema penitenciário e já estão em tratamento, inclusive, um deles já se encontra em casa.

Monkeypox

A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. É considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).