Entre as principais festas populares, o Carnaval de Caicó é uma das mais tradicionais do Rio Grande do Norte. Com o objetivo de promover a integração da comunidade, valorizar a cultura local e atrair turistas para a cidade, os foliões poderão esperar uma organização especial para a edição 2023, que terá oito dias de festa começando pela manhã e terminando somente na madrugada do dia seguinte. Seja pelo clima, que vai contar com decorações especiais na cidade, mas também pela organização e segurança na cidade do Seridó potiguar.
Para se ter noção da importância da festa, a prefeitura anunciou que haverá um montante de R$ 600 mil que poderão ser usados para blocos de rua, infraestrutura e decorações. “Primeira vez que se tem um investimento maciço. Foi contratada uma equipe de arquitetos, foi apresentado esse projeto com ornamentação, algo nunca visto na cidade. Bastantes enfeites em todo o percurso”, adiantou George Victor, subsecretário de Turismo de Caicó.
São esperados mais de 60 mil pessoas de todas as regiões do Rio Grande do Norte e também de estados vizinhos, como Paraíba e Ceará. É o dobro de pessoas que curtiram a festa por dia em 2022. De acordo com a organização do evento, haverá agentes de segurança pública para garantir a integridade dos foliões. Uma das inovações da organização, neste ano, é o Polo Multicultural, na Rua Coronel Manoel Vale, em frente à Casa do Artesão.
A programação começará às 9h e vai até às 2h do dia seguinte. Serão três trios elétricos e uma troça animando os foliões. “O grande diferencial é o Carnaval de rua em si. Cada vez mais grandioso, com os trios, apresentação dos blocos diariamente. São oito dias de Carnaval, de quarta a quarta. O diferencial é o surgimento do polo Multicultural, em frente à Casa do Artesanato. Será montado um palco e todo dia terá três atrações”, adiantou George.
O principal diferencial do Carnaval da cidade seridoense, segundo o subsecretário, é a possibilidade de curtir a folia sem precisar gastar muito. “A gente tem um slogan que nosso Carnaval é bom, seguro e barato. Estamos em uma cidade bastante hospitaleira, questão de violência praticamente zero. Carnaval da magnitude do nosso, índice de violência bastante baixo. Seja de roubo, furto, de veículos. E um diferencial é que se torna um Carnaval barato. As coisas aqui não são caras”, comentou.
Sem contar na possibilidade de várias tribos se divertirem na folia que começa na próxima quarta-feira 15 e vai até o dia 22. “O Carnaval aqui é durante todo o dia e parte da madrugada. Vai atender não só o público do axé, mas o do rock, do samba no Polo Multicultural. É uma diversidade de eventos para todos os gostos”, falou.
Agora RN