O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, desembargador Eridson Medeiros, comandou a caravana do TRT em Movimento durante visita à região do Seridó. Município registra o menor estoque processual dentre todas as Varas do Trabalho do RN.
Além das atividades de correição da Vara do Trabalho de Currais Novos, o presidente cumpriu uma agenda com uma série de compromissos institucionais na cidade.
“Aproveitamos o trabalho de correição na unidade jurisdicional para trazer o projeto TRT em Movimento à cidade de Currais Novos. Uma forma de aproximar o TRT-RN da sociedade potiguar, no qual realizamos encontros com o chefe do executivo municipal, advogados, entidades e a sociedade em geral. Recebo todos para falar sobre diversos assuntos, mas principalmente relacionados com as políticas públicas implementadas pelo Conselho Nacional de Justiça e capitaneadas pelo Tribunal Superior do trabalho e nossa justiça do trabalho. Exemplo é o Pop Rua Jud, o combate ao trabalho infantil, ao trabalho análogo à escravidão e o preconceito dentro do trabalho. Trazer o cidadão para próximo de nós para que possamos ouvi-los”, disse o presidente.
O presidente do TRT-RN esteve com sua equipe na sede da Prefeitura de Currais Novos, sendo recebido pelo prefeito Odon de Oliveira Souza Júnior e pela Vice-Prefeita, Ana Lúcia Lopes de Albuquerque. Na Câmara dos vereadores, foi recebido pelo presidente Cleyber Trajano e parlamentares da casa .
Na Vara do Trabalho de Currais Novos, a equipe da Secretaria da Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região realizou os trabalhos entre os dias 31 e 1º de novembro. Além da reunião com o juiz titular da vara, Hermann Hackradt, o presidente do TRT-RN participou de reunião com a presidente da subseção da OAB de Currais Novos, advogada Thaiz Lenna Moura.
Avaliação
Ao final da correição ordinária da Vara de Currais Novos, o presidente e corregedor do TRT-RN destacou, entre os aspectos positivos do funcionamento da unidade, o registro do menor estoque processual dentre todas as Varas do Trabalho do Rio Grande do Norte.
A Vara de Currais Novos também teve um excelente desempenho, conforme o Índice Nacional de Gestão do Desenvolvimento da Justiça do Trabalho, produzido pela Corregedoria-geral do Tribunal Superior do Trabalho, estando entre as 100 maiores do país (85ª posição).
Outro ponto positivo destacado pelo corregedor em sua ata diz respeito aos prazos médios nas fases de conhecimento, liquidação e execução e taxas de congestionamento nas fases de conhecimento e execução bem abaixo das médias regionais.
A Vara também cumpriu todas as metas do Conselho Nacional da Justiça para o ano de 2022 e investiu no uso regular das ferramentas de gestão processual do Processo Judicial Eletrônica, com destaque para o Escaninho, GIGs, Chips e atividades.
“Em cada correição que vou é sempre difícil ser ao mesmo tempo presidente e corregedor, porque o presidente representa a governança no seu papel de valorizar a administração, e a correição de corrigir, e às vezes são posições que se conflitam. Aqui quero parabenizar a vara de Currais Novos por estar entre a 100 melhores Varas do país”, destacou o desembargador. O juiz titular da Vara, Hermann Hackradt, disse ser importante “dividir os resultados de forma horizontal com todos os servidores, por que os resultados vem da contribuição de cada um.”