Dom Antônio, bispo da Diocese de Caicó, iniciou sua visita pastoral na paróquia de Santana em Currais Novos com uma missa de acolhida na última segunda-feira (21). A programação segue até quinta-feira (24). Nesta terça-feira (22) o primeiro compromisso de Dom Antônio foi com a imprensa, onde participou de uma coletiva. O momento foi transmitido ao vivo pela TV Cristo Rei e Rádio Currais Novos 90,9 FM. A Sidys TV, Rádio 95 FM e Rádio Ouro Branco também participaram.
Dentre os muitos assuntos o bispo Dom Antônio explicou a que se da a sua visita as paróquias, pois conhece mais de perto a realidade de cada cidade.
“É um momento para conhecer melhor o povo. A visita é conhecer a paróquia no dia-a-dia”.
Durante a entrevista o bispo falou sobre os desafios da Igreja diante da falta de água, um dos grandes problemas da região.
“Esta é uma realidade que nos preocupa, por isso toda essa questão da bandeira da Barragem de Oiticica que a Igreja acompanha desde o início. Pensando tanto nas pessoas que serão atingidas e pensando no bem do nosso município”.
O bispo também falou sobre a luta da diocese com relação a prevenção ao suicídio e lamentou que quando alguém que sofre de depressão ou outro transtorno precisava do serviço de saúde pública, sempre esbarra nas filas e pouca assistência. “Quem está vivendo uma situação dessas é para ontem. Não pode esperar.”
Ainda foi tema do bate-papo a intolerância que gera violência na sociedade. “A gente fica intolerante com tudo aquilo que é diferente das nossas ideias. Um risco dessas redes sociais é que a gente fala com a gente mesmo. A gente fala com todo mundo que fala igual a gente, quando pensa diferente deletamos. E vamos se retroalimentando das nossas verdades, sem a gente ser provocado pela verdade do outro”. Dom Antônio falou também sobre a intolerância religiosa e disse ser uma das piores que existe.