O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Seridó (CIS/Seridó) divulgou nesta segunda-feira (19) um relatório das principais ações realizadas ao longo do ano de 2023. Ao todo, foram R$ 3,2 milhões em diversos procedimentos pelos 21 municípios consorciados, projetando ampliação da atuação já para esse ano de 2024.
Esse valor foi aplicado em serviços como atendimentos, consultas especializadas, exames laboratoriais, cirurgias, entre outros. O consórcio destacou, com números, a importância desse investimento. Confira:
- 6 mil atendimentos (consultas especializadas);
- 26 mil exames de diagnóstico de laboratório;
- 414 cirurgias de cataratas realizadas
- 2 mil raios-x
- 4 mil ultrassonografias
- 400 endoscopias
- 470 mamografias
Além de todos os procedimentos realizados pelos municípios consorciados, o CIS/Seridó reafirmou sua transparência com os cidadãos dos municípios consorciados quando, ao fim do exercício de 2023, devolveu mais de R$ 150 mil aos cofres dos municípios referentes a atendimentos/procedimentos que não foram finalizados. “A gente faz esse controle e consegue devolver o dinheiro ao município que não teve determinado atendimento realizado. É a forma transparente que lidamos com os recursos empenhados nessa coletividade, garantindo que a finalidade para a qual o dinheiro público está sendo aplicado seja garantida”, afirma Gilson Dantas, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Seridó.
Diante dos números, a avaliação é positiva. Para 2024, o órgão deseja ampliar essa atividade e mira a participação ativa em modernizações que serão possíveis em um futuro próximo como, por exemplo, a telemedicina. “A avaliação é positiva. Queremos ampliar serviços para 2024, reforçando a responsabilidade que temos com os municípios participantes, lembrando sempre da finalidade principal, que é oferecer um serviço de saúde de qualidade aos munícipes das cidades que integram o CIS/Seridó”, avalia Gilson Dantas, que também é prefeito de Carnaúba dos Dantas.