A vereadora Rayssa comemorou em suas redes que em breve, Currais Novos iniciará a construção do seu CEU de Cultura.
Rayssa também relembrou a trajetória de luta até que a conquista chegasse a Currais Novos, como os requerimentos feitos a prefeitura municipal para que cadastra-se o município, reuniões com a secretária de cultura do governo do estado, Maryland e, principalmente, sua viagem a Brasília onde teve reunião no Ministério da cultura e visitou in loco uma Céu de Cultura da região.
A obra será construída pelo governo federal através do novo programa de aceleração ao crescimento (NOVO PAC).
O equipamento será construído no bairro Silvio Bezerra de Melo que já conta com a escola Trindade Campelo reconhecida como “a escola das artes”.
A vereadora Rayssa fez duas informações para o NOVO PAC, além da construção do Céu de cultura, solicitou a vinda de um espaço esportivo que também foram atendidos.
O que é o um CEU DE CULTURA?
De acordo com o Ministério da Cultura, CEUs da Cultura são centros culturais de 300 a 500m², com um modelo de implantação idealizado para dialogar com a diversidade cultural e bioclimática do país. Baseado em módulos, conta com um conjunto de usos que serão selecionados junto à comunidade, de acordo com suas necessidades e potencialidades, por meio da escuta ativa.
Os CEUs da Cultura serão desenvolvidos a partir de projetos de referência fornecidos pelo Ministério da Cultura (MinC) e adaptados por equipes locais. O espaço abrigará atividades voltadas à expressão corporal, educação cidadã, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades interrelacionadas à cultura.
Participação dos governos Federal e Estadual
O Governo Federal vai destinar R$ 2 milhões para a construção e aquisição de mobiliário, um projeto de referência e um manual para adaptação do projeto aos terrenos.
O Governo Estadual é responsável pela implementação de todas as fases do contato: mobilização social, execução da obra e aquisição do mobiliário, incluindo a realização das licitações necessárias.
Currais Novos estava na lista dos 608 municípios elegíveis (seguindo critérios falados anteriormente) para receber o equipamento.