A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) está completando 70 anos de existência em 2024. E, para marcar a data, a instituição foi homenageada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte por meio de uma sessão solene. O evento foi realizado nesta sexta-feira (23), por proposição do deputado estadual Hermano Morais (PV) em conjunto com a deputada Divaneide Basílio (PT), e contou com representantes de 18 APAES que atuam no Estado.
A APAE foi fundada no Brasil em 1954 e é considerada uma das mais importantes organizações dedicadas a defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. O objetivo da entidade inclui também o apoio às famílias, a inclusão social, promoção da educação, da saúde e a luta por uma sociedade mais inclusiva.
Na opinião do deputado, “a luta por justiça e igualdade, levando em consideração as particularidades e necessidades de cada indivíduo, é a força motriz alicerçada no propósito de garantir que todos tenham as mesmas oportunidades, fornecendo os recursos e os apoios necessários, promovendo, consequentemente, um resultado mais honesto para todos”. Para Hermano, “a igualdade é, de fato, um direito, mas somente por meio da justiça social, educação e respeito aos direitos humanos podemos mudar uma realidade cruel, preconceituosa e desumana que não deveria mais existir”.
Coordenador de eventos da APAE Brasil, William Ferreira agradeceu pela homenagem realizada na Assembleia Legislativa e ressaltou a importância do trabalho realizado por todas as Associações em atividade no Estado. “Parabéns a todos os que recebem assistência das APAES, porque são por vocês que realizamos nosso trabalho. Nesta Casa já teve muitas sessões solenes, mas esta é diferente, é amor, é educação, é o lado social”, disse. Já a presidente da Federação das APAES do RN, que falou em nome das homenageadas, Isabel Ferreira de Melo, enfatizou o trabalho que cada gestor tem feito em sua respectiva Associação.
Atualmente a APAE está presente em todos os estados do país, com mais de 2,2 mil unidades. São oferecidos diversos tipos de atendimento, como educação especializada para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais das pessoas com deficiência; saúde com os serviços de reabilitação como fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia e Assistência social com Projetos que buscam a inclusão social, o acesso a políticas públicas e o fortalecimento das redes de apoio comunitárias.