O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta, nesta quinta-feira, 9, sobre o impacto das chuvas nos municípios do Rio Grande do Norte. O estudo aponta situação de perigo para 50 cidades potiguares. O alerta foi válido entre 11h da manhã desta quinta-feira e segue até às 9h10 da sexta-feira, dia 10.
Nesta quinta, 9, segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados 58 enchentes e inundações em menos de 24 horas na Grande Natal. Ruas e avenidas ficaram alagadas, carros foram inundados e várias crateras foram abertas pela força das águas. Árvores também tombaram.
No interior do estado, a meteorologia registrou chuvas acima de 150 milímetros. O município de Barcelona, no Agreste, foi onde mais choveu, com um volume de 157,7 mm. O segundo foi Ceará-Mirim (Leste), com 140 mm.
A situação de perigo implica em risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. Para a população em geral, o Inmet sugere que se evite enfrentar o mau tempo. Em caso de situação de inundação, o órgão aconselha que os moradores protejam pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Municípios em situação de alerta:
- Afonso Bezerra
- Alto Do Rodrigues
- Angicos
- Apodi
- Areia Branca
- Assu
- Baraúna
- Bento Fernandes
- Caiçara do Norte
- Caiçara do Rio do Vento
- Carnaubais
- Ceará-Mirim
- Extremoz
- Galinhos
- Governador Dix-Sept Rosado
- Grossos
- Guamaré
- Ielmo Marinho
- Ipanguaçu
- Jandaíra
- Jardim de Angicos
- João Câmara
- Lajes
- Macau
- Macaíba
- Maxaranguape
- Mossoró
- Natal
- Nísia Floresta
- Parazinho
- Parnamirim
- Pedra Grande
- Pedra Preta
- Pedro Avelino
- Pendências
- Porto do Mangue
- Poço Branco
- Pureza
- Riachuelo
- Rio do Fogo
- Santa Maria
- Serra do Mel
- São Bento do Norte
- São Gonçalo do Amarante
- São Miguel do Gostoso
- São Pedro
- Taipu
- Tibau
- Touros