Com um Decreto emanado pela Santa Sé, o Papa Francisco torna a Igreja Matriz de Acari uma Basílica Menor. Antes do anuncio, na noite desta quinta-feira (25), aconteceu a cerimônia de dedicação e consagração do altar. A solenidade foi presidida pelo Bispo Dom Antônio Carlos e concelebrada pelos padres Fabiano e Monsenhor Raimundo.
A Igreja de Acari passou recentemente por uma ampla reforma, recebeu pintura artítica, nova cátedra, novo altar e ambão. A cerimônia de dedicação da igreja contou com vários ritos. A Basilica de Acari é um dom grandioso para o povo Católico do RN. Seu serviço ao louvor abundante de Deus possa ser uma fonte de muita esperança para o povo.
O Papa Francisco tornou a Igreja Matriz de Acari uma Basílica Menor, em razão da sua história, da fé secular do povo católico seridoense, além da beleza arquitetônica e da exemplaridade da liturgia que se celebra no seu interior.
Cardeal Dom Eugênio Sales
A dignidade de Basílica aconteceu no ano em que é celebrado o centenário do nascimento do Cardeal Dom Eugenio de Araujo Sales, filho de Acari, que foi batizado naquela Igreja e por cuja pessoa, falecido em 2012, a Diocese de Caicó nutre uma especial gratidão principalmente pelo cultivo das vocações sacerdotais do clero seridoense.