A Associação de Municípios do Seridó Oriental e Trairi (AMSO-TR) completa mais um aniversário. São 45 anos de sua fundação de uma entidade que foi pioneira no associativismo municipal no Rio Grande do Norte.
Prefeito de Cruzeta e presidente da entidade, Joaquim de Medeirinho falou sobre a importância do trabalho desempenhado pela AMSO-TR e qual sua contribuição histórica para o desenvolvimento da região.
“É uma entidade muito importante para toda a região. É ampliar a voz de cada município através da entidade, que leva demandas coletivas para conhecimento público e obtém seus resultados a partir disso. O trabalho desempenhado visa garantir esse crescimento e sinto que estamos no caminho certo. Ser presidente da AMSO-TR é uma missão de muita responsabilidade e também uma honra gigantesca”, afirmou.
A Associação dos Municípios do Seridó Oriental e Trairi (AMSO-TR) foi fundada no dia 30 de maio de 1978 e é considerada vanguarda no no associativismo municipal no Estado do Rio Grande do Norte. Em nível regional, a associação também foi uma das primeiras do Nordeste, sendo idealizada através de uma experiência mineira, que foi adotada a época pela Secretaria de Planejamento do RN.
Fez parte da sua fundação os municípios de Currais Novos, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Equador, Florânia, Lagoa Nova, Santana do Matos, São Vicente, Cruzeta e São Tomé. Atualmente, a AMSO-TR é composta por dezoito municípios: Acari, Bodó, Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Florânia, Japi, Jardim do Seridó, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, Santa Cruz, Santana do Seridó, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz. Essa porção representa um contingente populacional de aproximadamente 300.000 habitantes, exercendo hoje, no contexto da região do Seridó e Trairi, uma posição de muita responsabilidade e credibilidade.