Seridó

Caicó terá a 2° edição da Feira de Negócios Gastronômicos no sábado, 10, com foco na época natalina

Éder e Daniel, organizadores

A gastronomia de Caicó, conhecida pela sua qualidade, produção artesanal e com produtos naturais, estará reunida na Ilha de Sant’Ana, dia 10 de dezembro, das 17h às 22h, em um evento pioneiro na região: a FESPEG – Feira Seridoense dos Pequenos Empreendedores da Gastronomia.

A 1° edição da feira ocorreu em 24 de setembro e movimentou a economia local no setor gastronômico, além de popularizar os empreendimentos locais na área. Agora, o evento foca, além dos pratos tradicionais do Seridó, na época natalina e nos produtos focados à festividade.

Segundo os organizadores, haverá uma variedade maior de produtos, pelo sucesso da primeira edição e pela necessidade de uma maior diversidade de alimentos. “A gente atribui muito o sucesso porque a gente é uma região forte da alimentação, o que é feito aqui é coisa muito boa”, afirmar Daniel Jorge, um dos organizadores. 

Os participantes são dos mais variados ramos, tanto na área de doces quanto salgados, que têm produção pequena, caseira e artesanal. Além de apresentar o produto para o consumidor final, a feira também será uma vitrine para outros empreendimentos, ou seja, quem quiser tirar um projeto do papel, a FESPEG é uma ótima oportunidade para expor as suas produções. 

Alguns empreendem a mais tempo, outros a pouco tempo, mas o foco da feira é em alimentos com uma produção que foge do industrializado e do ultraprocessado. É uma busca por uma maior qualidade nos produto.

O evento tem 45 produtores confirmados, e os alimentos são os mais diversos, como a rapadura batida com castanha e o alfenim, temperos, geleias, cocadas de vários sabores, pães artesanais com diversos recheios, bolos e queijos, pamonha e canjica, palha italiana, licores e até chouriço.

O evento conta com apoio do Sebrae RN, que também está apoiando a criação de um núcleo de gastronomia do Projeto Empreender em Caicó, além de outros patrocinadores, como a UnP Caicó, a Gráfica Seridó e o nutricionista Heverton Figueirêdo.