Na ocasião do II Encontro Potiguar do Geoparque Seridó, evento que está acontecendo no anfiteatro do Campus da UFRN em Currais Novos, foi instituída através de portaria, a Câmara Setorial do Turismo, Artesanato, Economia Solidária e Cooperativismo (CSTA), órgão colegiado, de natureza propositiva, que tem por finalidade propor, apoiar e acompanhar projetos e ações visando o desenvolvimento sustentável destas cadeias produtivas e afins no município de Currais Novos.
Essa é terceira Câmara Setorial criada nos últimos anos As duas primeiras foram a do Comércio e Serviços e a da Indústria e Mineração. O Sistema de Câmaras Setoriais e Temáticas é composto por órgãos colegiados, de natureza consultiva e propositiva, de apoio ao desenvolvimento dos setores e cadeias produtivas prioritárias, integrados por representantes dos órgãos e entidades, públicas e privadas, representativa de cada setor.
Segundo o Coordenador da Câmara Setorial de Currais Novos, Madson Allan, a CSTA será composta por representantes das entidades privadas envolvidas com o setor, das organizações não governamentais e órgãos públicos relacionados com as cadeias produtivas do turismo.
A principal atividade das câmaras setoriais é a discussão em plenário de seus membros sobre assuntos pertinentes à cadeia ou setor. Vinculadas às Câmaras Setoriais, podem ser criadas Câmaras Temáticas para deliberar questões específicas de cada segmento dentro do setor, podendo ainda ser criados Grupos de Trabalho, para a resolução de problemáticas e assuntos técnicos, que irão atuar dentro de um prazo preestabelecido, com metas e objetivos.