Seridó

Carnaúba dos Dantas: ceramistas realizam reunião com o poder público sobre taxação de água bruta

Ceramistas de Carnaúba dos Dantas se anteciparam e buscaram o poder público para externarem suas preocupações diante da possível taxação da água bruta. A proposta do Governo do Estado está em discussão, ainda não entrou em vigor, mas os empresários buscaram a discussão dessa questão.

A reunião ocorreu na noite da última terça-feira (11) e contou com a presença do prefeito Gilson Dantas e a presidente da Câmara Municipal, Marli de Medeiros. O momento foi conduzido por Nenén de Ramalho, presidente da Associação dos Ceramistas do Vale Carnaúba (ACVC).

Os empresários externaram sua preocupação com a possibilidade de taxação desse item, que é utilizado em algumas fases para obter os produtos finais da atividade ceramista.

A taxação de água bruta está em discussão e já há uma minuta de decreto por parte do Governo do Estado. A água bruta é aquela não tratada, oriunda de reservatórios hídricos. Por enquanto, não há definições sobre valor, forma de pagamento ou início da cobrança, mas a minuta do decreto estadual sugere uma taxa que pode variar de R$ 0,01 e R$ 0,45 por m³.