Seridó

Carnaval de Caicó: reunião define regras para atuação de paredões

Foto: Reprodução

O delegado da Polícia Civil, Leonardo Germano, detalhou os encaminhamentos da reunião realizada na Prefeitura de Caicó com empresários donos de paredões de som cadastrados para o Carnaval 2026. A reunião foi coordenada pelo secretário municipal de Turismo, George Victor.

Segundo o delegado, o objetivo principal foi alinhar diretrizes de atuação e reforçar o papel da Polícia Civil na garantia da segurança pública durante o período carnavalesco. Ele destacou que a instituição se colocou à disposição dos empresários para orientar e agir de forma preventiva, especialmente em situações de risco envolvendo crianças e adolescentes.

Durante a reunião, foram repassadas orientações de comunicação imediata à polícia e à rede de proteção social em casos de identificação de menores desacompanhados nas áreas próximas aos paredões. A intenção, conforme explicou Leonardo Germano, é “blindar o Carnaval de Caicó e a cultura caicoense da influência de facções criminosas”.

Outro ponto debatido foi o cuidado com o repertório musical. O delegado alertou para a necessidade de evitar músicas que façam apologia ao crime, às facções criminosas, às armas e às drogas, prática associada ao que ele classificou como “narco-cultura”. De acordo com ele, esse tipo de conteúdo pode potencializar fatores criminosos e aumentar a vulnerabilidade de crianças e adolescentes.

Leonardo Germano ressaltou ainda a organização do evento e o comprometimento dos empresários locais. Todos os donos de paredões cadastrados são do município, já possuem pontos previamente definidos e atuam, segundo ele, em consonância com a legislação, com as forças de segurança e com a responsabilidade social.

Ficou decidido que, mais uma vez, o Carnaval contará com seis pontos oficiais de paredões, todos já cadastrados. Em cada ponto, poderão atuar dois ou três paredões, a depender do porte de cada equipamento. Também foram reforçadas recomendações quanto ao controle de músicas de cunho sexual e outros conteúdos sensíveis.