Ex-prefeito Zé Lins, candidato a deputado federal, foi o mais votado em Currais Novos


O ex-prefeito da cidade de Currais Novos, Zé Lins, foi o mais votado no município. Com 6.944 o candidato não conseguiu êxito na campanha e obteve 8.610 votos em todo o Rio Grande do Norte. Contudo o ex-prefeito agradeceu a sua votação e disse que a luta não acaba e deverá seguir lutando pelo Rio Grande do Norte.

“É com o coração alegre e com o sentimento de dever cumprido que venho aqui agradecer o apoio e o carinho de cada um de vocês durante a nossa caminhada. Em cada abraço, sorriso e palavra de incentivo, pude sentir o desejo de mudança de cada seridoense. A nossa luta não acaba aqui. Reforço que seguirei firme no desejo de lutar por um RN mais próspero e justo para todos nós!”, escreveu em suas redes sociais.


Veja os números

ZÉ LINSPP – 30,81%(6.944 votos)
NATÁLIA BONAVIDESPT – 16,70%(3.763 votos)
JERÔNIMO DO SERTÃOPP – 5,79%(1.306 votos)
THABATTA PIMENTAPSB – 4,65%(1.047 votos)
BENES LEOCÁDIOUNIÃO – 3,57%(805 votos)
JOÃO MAIAPL – 3,51%(792 votos)
GENERAL GIRÃOPL – 3,45%(778 votos)
KELPSSOLIDARIEDADE – 2,95%(666 votos)
LEILZA PALMEIRACIDADANIA – 2,26%(509 votos)
SAMANDAPT – 1,78%(402 votos)
ROBINSON FARIAPL – 1,60%(360 votos)
JAIME CALADOREPUBLICANOS – 1,46%(328 votos)
LIVRAMENTO DA SILVAPSOL – 1,46%(328 votos)



20ª Zona: Delegado Civil diz que pleito transcorre com tranquilidade; em Cerro Corá homem foi preso com arma e boca de urna

Foto: Internet

Em entrevista a cobertura das eleições 2022 na Rádio Currais Novos o delegado da Polícia Civil, Paulo Ferreira, avaliou de forma tranquila o pleito eleitoral que corresponde a 20ª zona. O delegado confirmou que foi em Cerro Corá, um homem foi preso por fazer propaganda irregular e, além disso, portar uma arma de fogo. Ele foi conduzido para a delegacia do município e em seguida para Caicó.



Urna na Escola Municipal Socorro Amaral em Currais Novos apresenta problemas

Escola Municipal Socorro Amaral regista muitas filas. Foto: Nilson Costa

Em Currais Novos uma urna na Escola Municipal Socorro Amaral apresentou problemas. A urna de número 86 precisou receber reparos dos técnicos do Tribunal Superior Eleitoral. De acordo com informações do repórter Nilson Costa da Rádio Currais Novos, o problema já está sendo solucionado.



Em Currais Novos eleitores enfrentam até quatro horas para votar

O Blog do Ismael esteve no maior colégio eleitoral de Currais Novos, Instituto Vivaldo Pereira. Não diferente dos outros grandes colégios eleitorais no Rio Grande do Norte, o eleitor tem esperado até três horas para exercer a sua cidadania.

Um leitor do Blog do Ismael narrou que esperou quase três horas para conseguir chegar até a urna eletrônica no Instituto Vivaldo Pereira. O colégio tem 5.438 aptos a votar.



Currais Novos: prefeito Odon Júnior receberá caravana da governadora Fátima Bezerra neste sábado (10)

O prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, receberá amanhã a caravana da Governadora Fátima Bezerra e Walter Alves, que passará todo o final de semana na região do Seridó. A comitiva deverá iniciar a programação às 9 horas na cidade de Cerro Corá. Em seguida seguem para Lagoa Nova, na Serra de Sant’Ana. Em Currais Novos a chegada da governadora Fátima, que é candidata a reeleição, está marcada para as 11 horas.

Em Currais Novos a programação começará logo cedo, as 9:h30min com adesivaço nas proximidades do Ginásio Geraldão. As 10h30min a concentração para a carreata que percorrerá a Avenida Cândido Dantas, passando pelo centro, Avenida Sílvio Bezerra, até chegar ao Bairro Silvio Bezerra, onde a governadora Fátima deverá levar sua mensagem.

A Caravana segue para Acari, Carnaúba dos Dantas, Equador, Santana do Seridó e Parelhas.



RN lidera número de candidaturas femininas nas eleições

O Rio Grande do Norte é o estado brasileiro com maior número de candidatas mulheres nas eleições de 2022. Do total de 556 candidatos que disputam os cargos no território potiguar, 200 são mulheres. Em percentual, esse número representa 35,97% dos registros. Dos nove candidatos ao Governo, três são mulheres, enquanto que para o cargo de vice-governadoria, dos nove que disputam a vaga, há duas mulheres. Na concorrência pelo senado, com dez candidaturas, há apenas uma mulher. Já para o cargo de deputado federal, das 186 candidaturas, 71 são mulheres. Por último, dos 320 candidatos à Câmara dos Deputados do estado, as mulheres somam 114 candidaturas. Esta checagem foi feita pelo TN Verifica, núcleo de checagem da Tribuna do Norte, que integra projeto nacional de combate a informações falsas.

Em relação aos cargos para o primeiro e segundo suplente, eleitos quando um vereador eleito não pode assumir o cargo ou não pode dar continuidade ao mandato por qualquer motivo, as mulheres registram 2% das candidaturas. Quatro disputam como 1º Suplente e outras cinco como 2º suplente. Os dados compilados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e levam em consideração tanto os registros de candidatura deferidos quanto aqueles que estão aguardando julgamento.

Fonte: TN



Lula respalda composição de com Walter e Carlos

Fátima Bezerra, Luíz Inácio Lula da Silva, Walter Alves e Gleisi Hoffmann confirmam aliança para as eleições deste ano. Foto: Divulgação

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu ontem, em Brasília, com a governadora Fátima Bezerra (PT) e o presidente do MDB do Rio Grande do Norte, deputado federal Walter Alves. O encontro confirmou que Walter Alves vai ser oficializado como candidato a vice-governador na chapa majoritária em uma aliança que, no Estado, terá PT, MDB e o PDT.  

“Lula fez uma saudação à desejável aliança com o MDB de Garibaldi e Walter, destacando a importância que ela teria para conjuntura nacional, e com o PDT no Rio Grande do Norte, tendo a candidatura de Carlos Eduardo ao Senado”, informou o chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves Júnior. 


Lula, Fátima Bezerra e Walter  Alves- mais a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann – fizeram fotos registrando o encontro. Há também informações que essa coligação entre o PT, o MDB e o PDT no Estado deverá ser apresentada em um ato em breve com do ex-presidente em Natal. 


A chancela do ex-presidente deve ajudar o Partido dos Trabalhadores potiguar a quebrar resistências que ainda existiriam aos nomes do MDB e do PDT na chapa majoritária.


Durante o encontro, ao meio-dia de ontem, no Hotel Brasil 21, em Brasília, a governadora expôs as articulações para fechamento da chapa com a participação do PDT, incluindo o presidente estadual do partido e ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, como pré-candidato a senador.


A chapa majoritária PT/MDB/PDT completa, com o apoio de outros partidos, como o PV, PC do B e Republicanos, ainda depende de articulações sobre as indicações dos suplentes de senador, porque o atual senador petista Jean Paul Prates, que abriu mão de uma candidatura de reeleição, pleiteia a primeira suplência, da mesma forma que o PC do B reivindica a indicação do vice-governador Antenor Roberto de Medeiros nessa vaga.


O lançamento da chapa PT/PMDB com a presença de Lula deverá ocorrer, provavelmente, entre os dias 14 e 15 de junho, por ocasião da 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, motivo pelo qual a governadora Fátima Bezerra aproveitou sua ida à Brasília para discutir o  tema com parlamentares de diversos partidos, na sede do Consorcio Nordeste, em Brasília.

Tribuna do Norte



Chapa Fátima Bezerra (PT) e Walter Alves (MDB) está praticamente fechada

A senadora Simone Tebet, que é pré-candidata do MDB à Presidência da República falou que seu partido está unido, inclusive no Nordeste, em relação à sua pré-candidatura, mas acabou adiantando para os potiguares que a chapa Fátima Bezerra (PT) e Walter Alves (MDB) está praticamente fechada, como vinha se especulando.

“O deputado Walter Alves nos colocou a situação. É uma situação regional, como temos outras situações regionais em sentido contrário. A gente precisa separar as situações. Não significa que vamos ter um palanque só aí. Nada impede de termos dois palanques”, afirmou a senadora, que ao falar do tema acabou “revelando” que a união entre MDB e PT em terras potiguares está adiantada, disse Tebet em entrevista a 98 FM Natal.

Simone registrou ainda que o apoio do MDB a candidatos do PT, que tem Lula como candidato a presidente, é uma questão “exclusivamente regional” e indicou que vai entender e respeitar as decisões estaduais.

Apesar da chapa Fátima e Walter para governo e vice estar sendo considerada “prego batido, ponta virada” por parte da imprensa e mundo político, nenhum líder nacional de PT ou MDB havia comentado publicamente ou em entrevistas o assunto. Tebet quebrou essa discrição.

Saiba Mais – Agência de Reportagem



Rogério Marinho confirma que decisão sobre disputa ao Senado pelo RN será tomada próximo mês

Pré-candidatura segue firme

A assessoria do Ministro Rogério Marinho envia nota, neste domingo (23), desmentindo notícia que circulou na imprensa nacional sobre uma possível retirada da sua pré-candidatura ao senado federal pelo Rio Grande do Norte. Rogério, que está à frente do Ministério do Desenvolvimento Regional, segue com sua pré-candidatura posta.

Em recente entrevista ao jornalista Ismael Medeiros, na Sidy’s TV, o presidente, Jair Bolsonaro (PR), admitiu que até 12 ministros devem deixar o governo nos próximos meses para concorrerem a cargos públicos nas eleições deste ano.

“São falsas as afirmações pulicadas no Jornal Correio Braziliense, e repercutidas em blogs locais, de que o Ministro Rogério Marinho tenha decidido deixar a pré-candidatura ao Senado. Rogério Marinho não foi procurado pela reportagem e não fez qualquer manifestação neste sentido, também não autorizou qualquer deputado a falar em seu nome. A decisão sobre a disputa ao Senado pelo RN será tomada em conjunto com o presidente Jair Bolsonaro no próximo mês.”



“Não vai ser difícil a população escolher quem quer, em outubro, comandar o nosso país a partir de 2023”, Jair Bolsonaro

Quanto ao seu governo, durante a conversa ao jornalista Ismael Medeiros no TV Cidade da Sidys TV em Currais Novos, Bolsonaro afirmou que vai mostrar o que já fez nesses três anos. “Então creio que não vai ser difícil a população escolher  quem quer, em outubro, comandar o nosso país a partir de 2023”, afirmou.

O presidente não quis opinar sobre pré-candidaturas adversárias para evitar contra-ataques, pois dará oportunidades para eles “em cima do que falar de crescer e contestar e eu não quero polemizar, eu pretendo deixar esse debate para a ocasião das eleições”.

Também foi lembrado pelo presidente que, em 45 dias de campanha que antecedem as eleições, vai ter tempo de campanha no rádio e na tv que não tinha em 2018, como também “terá palanque e candidados pelo Brasil,  e bons nomes, como o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrura), que deverá ser candidato ao governo de São Paulo”.

Portanto, segundo o presidente, essas pessoas farão as próprias campanhas, “mostrando o que fizeram e que o governo fez ao longo de três anos e meio, então prefiro não comentar sobre esse ou aquele pré-candidato para não polemizar e não causar intrigas, porque a política, lamentavelmente, é muito permeada de intrigas e de brigas”.