Segurança Pública

Coordenador da Sesed que atirou contra vizinho tem liberdade concedida em audiência de custódia

O coordenador de Análises Criminais da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Ivênio Hermes, foi liberado de prisão em audiência de custódia realizada nesta terça-feira (09).

De acordo com o Tribunal de Justiça (TJRN), a liberdade foi concedida mediante cumprimento de medidas cautelares e pagamento de fiança no valor de 40 salários mínimos (R$ 44 mil). O alvará de soltura será expedido após o pagamento.

Ivênio Hermes foi preso, na noite dessa segunda-feira (09), após discutir com vizinho e efetuar disparos de arma de fogo. Segundo a Polícia Militar, ele teria se chateado com as crianças que teriam apertado a campainha da residência dele. O pai dos jovens interviu e uma confusão foi formada. Irritado, Ivênio pegou o revólver calibre .38 e atirou contra a residência do vizinho, no bairro de Ponta Negra. Em entrevista à TV Tropical, o morador contou detalhes sobre a confusão

Durante a audiência de custódia, a Justiça analisou o caso e concedeu a liberdade provisória ao pesquisador, alegando que este tem “bons antecedentes, possui profissão e endereço fixos”, entendendo que “o fato revela médio potencial ofensivo do delito”. O alvará de soltura somente será expedido após o pagamento da fiança.

Dentre as medidas cautelares a serem cumpridas por Ivênio Hermes, estão o comparecimento mensal à justiça, para informar e justificar atividades, durante o Inquérito Policial bem como no decorrer do processo; proibição de ausentar-se da cidade, sem autorização do Juízo, por mais de oito dias; informar eventual mudança de endereço; comparecer a todos os atos do processo e não reiterar práticas delitivas, sob pena de revogação da medida cautelar; suspensão do porte/posse de arma de fogo; proibição de manter qualquer contato ou se aproximar das vítimas; afastamento da função pública exercida na Secretaria de Segurança Pública.

Mais cedo, após a ocorrência policial, a Sesed já havia anunciado a exoneração de Ivênio Hermes do cargo de coordenador de Análises Criminais do Estado.