Currais Novos

Cristo Rei da praça de Currais Novos ganha iluminação no Agosto Lilás

O Conselho Municipal dos Diretos da Mulher está promovendo diversas ideias

O Cristo Rei da praça central de Currais Novos ganhou novo brilho. Na noite desta quarta-feira (7) quem passou pelo local percebeu que o monumento, que é cartão postal do município, está iluminado com a cor lilás. A ação é uma iniciativa do Conselho Municipal dos Diretos da Mulher. Agosto Lilás representa a luta pelo fim da violência contra as mulheres.

Em Currais Novos nos últimos 120 dias, duas mulheres foram assassinadas. Os dados preocupam e ações educativas serão desenvolvidas ao longo de todo mês de agosto pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulheres, que foi empossado na última terça-feira (6).

Cristo ganha as cores da campanha em defesa ao fim da violência contra a mulher

13 anos da Lei Maria da Penha

Nesta quarta-feira, 7, completam-se 13 anos desde a sanção da lei Maria da Penha (lei 11.340/06). A norma criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, e entrou em vigor 45 dias após sua publicação.

O nome da lei foi dado em homenagem à farmacêutica Maria da Penha, que sofreu duas tentativas de homicídio por parte do ex-marido e ficou paraplégica. Após anos passando por situações de violência, Maria da Penha conseguiu denunciar o agressor. Em entrevista ao Migalhas, ela falou sobre a lei. Relembre.

Ao longo de seus 13 anos de sanção, a norma passou por mudanças, que vão desde o atendimento das mulheres vítimas de violência até a tipificação do crime de descumprimento de medida protetiva. A maior parte das alterações foi realizada nos últimos dois anos, por meio da edição de novas normas com vistas a coibir a violência doméstica.