A Unidade Móvel de Atendimento da Neoenergia Cosern fará um trabalho proativo de cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica nas comunidades quilombolas Queimadas Família Lodugero e Negros do Riacho, em Currais novos, nesta terça (6) e quarta-feira (7). O benefício concede até 100% de desconto na fatura de energia elétrica para os moradores dessas comunidades, de acordo com as regras definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Na Comunidade Queimadas Família Lodugero, certificada pelo Iphan no dia 10 de outubro passado, o atendimento será feito na terça-feira (6), das 13h às 16h. Já nos Negros do Riacho, onde o benefício já é concedido à maioria dos moradores, o cadastro proativo de quem ainda não é cadastrado será na quarta-feira (7), das 8h às 12h.
A Neoenergia Cosern ressalta que as famílias quilombolas também precisam estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com o NIS atualizado junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAs). Em Currais Novos, 5.882 famílias já são contempladas com a Tarifa Social de Energia Elétrica e outras 2.518 tem direito ao desconto, mas ainda não fizeram a solicitação junto à distribuidora.
Como se cadastrar na Tarifa Social
É possível fazer a inscrição na TSEE junto à Neoenergia Cosern por meio do WhatsApp (84) 3215-6001. É muito simples: basta abrir o aplicativo de conversa, seguir a orientação do chatbot, e informar o número da conta contrato (localizável no canto superior direito da fatura) e o NIS ou NB.
A distribuidora fará a confirmação no banco de dados do Governo Federal. Após a checagem dos dados, o prazo para inclusão na Tarifa Social é de cinco dias úteis e o cliente passa a ter o benefício na próxima conta. Também é possível fazer o cadastro na Unidade Móvel e nas Lojas de Atendimento da Neoenergia Cosern.