Seridó

Currais Novos quer implementar coleta seletiva

A coleta seletiva é o recolhimento de resíduos que foram selecionados e separados conforme sua composição, origem e similaridades


A criação da associação dos Catadores e a implementação da Coleta Seletiva em Currais Novos foi o assunto da reunião que aconteceu na manhã desta sexta, 13, no Gabinete do Palácio Raul Macedo. A reunião contou com a participação da prefeitura, secretários, além de representantes da futura associação dos catadores.

O projeto de coleta seletiva de lixo em Currais Novos está sendo preparado e formado por um grupo de catadores de materiais recicláveis, que irá tocar o projeto para o município através da associação que receberá o nome de Recicla Currais Novos e será fundada já no próximo dia 27 de setembro.

CONTEXTUALIZANDO

A coleta seletiva é o recolhimento de resíduos que foram selecionados e separados conforme sua composição, origem e similaridades, tais como vidro, plástico, resíduos industriais, substâncias orgânicas, metais, lixo hospitalar e papel. Assim, um cidadão ou uma organização pode fazer a seleção e disponibilizar o material, para que a coleta seja realizada de modo adequado.

A reciclagem, por sua vez, é um processo de grande importância para o meio ambiente e para a indústria. Por meio dela, os materiais usados podem ser renovados e reinseridos na cadeia de produção, reduzindo o impacto nas duas pontas do sistema: diminui a necessidade de extrair mais recursos naturais e retira do meio ambiente aqueles materiais que demorariam anos ou até séculos para se decompor.