Carrossel da Leitura que já levou a leitura potiguar para São José do Mipibu e Nisia Floresta, segue nesta terça-feira(23) para a escola municipal Humberto Gama, em Currais Novos, com o escritor José Acáci, que também vai cantar e ler histórias e as escritoras Paula Belmino e Lila Carvalho.
“É uma alegria participar deste projeto tão importante para a cultura potiguar. Trago, na literatura infantil, uma tentativa de interação e envolvimento entre as pessoas de maior e menor idade, promovendo a conscientização e valorização dos direitos da pessoa idosa.” Esclareceu a escritora Lilla Carvalho.
De acordo com a 5a edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil”, o país perdeu cerca de 4,6 milhõesdeleitoresnosúltimosanos. Em média,obrasileiro, que é um dos líderes mundiais em acesso às redes sociais, lê cerca de quatrolivros por ano, enquanto o canadense lê doze livros. “Precisamos mudar essa realidade levando o encantamento pela leitura logo na primeira infância. Alinhado a esse propósito, o
Carrossel também tem o intuito de estimular os professores a introduzirem a literatura potiguar em sala de aula, gerando pertencimento e valorizando os autores do RN.” Esclareceu a idealizadora do Projeto, a escritora Drika Duarte.
A edição 2023 do projeto foi iniciada com uma ação formativa online para professores, ministrada pelaescritora Araceli Sobreira, no dia 1 de abril.
Ao todo, serão oferecidas 10 oficinasformativas para os educadores e mediadores de leitura de todas as regiões do Estado. Apróxima, está agendada para odia 14 de junho com apedagoga Angelita Araújo, especialista em alfabetização, contextosletradose literatura
potiguar.
Esta semana, no último dia 16 de maio, foi a vez da oficina- “Para chamar de nossa: a literatura potiguar na sala de aula”, tema foi ministrado pela Doutora em estudos de linguagem pela UFRN, Michelle Paulista que enfatizou que a literatura não está na categoria de coisas utilitárias e que todos somos textos ambulantes, lendo as pessoas e a vida o tempo todo. A” literatura promove a manutenção da memória, a ampliação do repertório, expressa a subjetividade humana.
Quando promovemos a literatura potiguar estamos promovendo pertencimento, faz sentido para os alunos que lêem suas próprias realidades e vive as mesmas experiências.” Finalizou a também escritora revelando todo o seu amor pelas publicações regionais.
O projeto”Carrosselda Leitura” surgiu em 2019 com o objetivo de promover o interesse pela leitura e fomentar a circulação, apreciação e distribuição de obras potiguares voltadas para a literatura infantil, inclusive com distribuição gratuita de livros para as crianças e bibliotecas das Escolas Municipais e Estaduais do Rio Grande Norte. “No novo formato de 2023, o Carrossel foi ampliado e irá distribuir 1000 livros, girando por 10 cidades potiguares e levando em cada edição, três autores de literatura infantil e um contador de histórias.
O projeto que é puro movimento não pára e continuará a movimentar a leitura por onde passar, com as obras que ficarão expostas no- Carrossel da Leitura Itinerante – Junior Dalberto.” Esclareceu o produtor do Projeto Cleudivan Jânio. O projeto, conta com patrocínio da Neoenergia Cosern e do Instituto Neoenergia por meio da Lei Câmara Cascudo.
Increva-se no youtube (carrosseldaleitura2420) siga as redes sociais do @carrosseldaleitura, convide os professores para conhecer oProjeto e ajude a literatura potiguar a girar! Outras informações pelos telefones: (84)994546815 e (84)996283152.