Seridó

Curraisnovense fundador da Editora Cortez morre em São Paulo aos 84 anos

Morre o editor curraisnovense José Xavier Cortez na madrugada desta sexta-feira 24, em São Paulo. Segundo matéria do Saiba Mais, ele tinha 84 anos e a morte foi confirmada no perfil oficial da Editora Cortez: “Com imenso pesar comunicamos o falecimento de José Xavier Cortez (1936-2021), nosso querido fundador”, inicia o texto.

Cortez saiu aos 17 anos de Currais Novos/RN, e ingressou em 1966 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde iniciou sua carreira no mercado editorial como livreiro e editor. Ele dedicou sua vida à Educação Brasileira, garantindo a estrutura editorial para que autores importantes continuassem conectados ao ensino básico.

Cortez nasceu em 1936, num sítio em Currais e entrou na Marinha aos 19 anos, em Pernambuco, onde fez a escola de aprendiz de marinheiros. Foi expulso em 1964 ao participar de um movimento considerado subversivo já quando servia no Rio de Janeiro. Foi então para São Paulo, onde virou lavador de carros. Conseguiu entrar na faculdade de Economia da PUC em 1966 e a partir de então a vender livros para se manter e bancar os estudos. Seus clientes, intelectuais de vanguarda.