A educação pública Cruzetense, recebeu os números apresentados sexta-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 apontam a Escola Estadual Otávio Lamartine e Escola Municipal Ana Assis de Medeiros com o melhor desempenho do Rio Grande do Norte quanto à qualidade do aprendizado nos anos iniciais de ensino fundamental na rede pública.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar. Ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica.
A meta do Brasil para o Índice em 2021 era atingir nota 6,0 para os anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica (do 1º ao 5º ano). Destaque para a Escola Estadual Otávio Lamartine, que alcançou 7.0 e a Escola Municipal Ana Assis de Medeiros 6.2, ambas atingiram a meta projetada.
Mesmo diante do desafio da retomada das aulas presenciais, após o período crítico da pandemia da Covid-19, a rede pública de educação de Cruzeta – RN, se manteve no topo entre as melhores do país e do Rio Grande do Norte. Os resultados são frutos da dedicação de toda a comunidade escolar, envolvendo profissionais da educação e pais, que dentro do contexto de pandemia, garantiram aos alunos a continuidade nos estudos, rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho das proficiências de Língua Portuguesa e Matemática, aplicados pelo Inep, são dois importantes componentes para avaliação.