“Sant’Ana – valores, tradições e fé” é o título da obra do artista André Vicente e Silva, ganhador do Concurso Arte da Festa, lançado pela Paróquia de Sant’Ana de Caicó. A arte ilustrará os materiais de comunicação e os souvenires da Festa de Sant’Ana 2021.
“A obra retrata a imagem da santa com sua filha imaculada no centro geométrico, de onde irradia um esplendor que remeter diretamente a cultura do bordado. Elementos simbólicos da cultura seridoense emolduram a composição, com destaque para uma lamparina negra, em primeiro plano, que traz em sua chama um dos devotos de Sant’Ana, em procissão. A fonte da vida está representada na água do açude Itans, tendo à frente do espelho d’água a figura de um vaqueiro, filho da sorte, que rende reverência a Sant’Ana”, explica o artista.
Um dos destaques da obra é a serpente, elemento que remete às lendas populares, mas também é símbolo de sabedoria e da ciência, tão necessários nesse momento pandêmico.
O artista obteve uma nota 9,6. Em segundo lugar ficou o artista Istelo Almeida (9 pontos) e em terceiro lugar Gislene Borges (8,6). Ao todo, foram vinte obras inscritas, das quais dezessete foram classificadas para avaliação. “Uma curiosidade é que contamos com a participação de artistas de diferentes idades – de crianças a idosos, e residentes nas zonas urbana e rural”, comemora padre Alcivan Gomes, pároco de Sant’Ana de Caicó.