Cenário do filme Bacurau, a Comunidade Barra, no município de Parelhas, no interior do Rio Grande do Norte, viu um grande cinema ao ar livre ser montado em suas terras, para a pré-estreia do longa. A solenidade contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, atriz Sônia Braga e grande parte do elenco. Mais de duas mil pessoas compareceram a exibição.
Um dos momentos mais emocionantes foi quando a acariense Simone de Albuquerque entregou um buquê de flores da Fazenda Talhado, que fica no município de Acari. Simone esteve na França quando o “Bacurau” foi premiado no Festival de Cannes. Orgulhosa, ela contou que algumas cenas do filme foi gravado nas terras da sua família.
Com direção de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Bacurau ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes em maio deste ano. Além de ter sido filmado no RN, Bacurau teve participação da comunidade local.
O filme é um “western brasileiro”. Bacurau é um pequeno povoado do sertão brasileiro. Dona Carmelita, mulher forte e querida, morre aos 94 anos. Dias depois, os moradores de percebem que a comunidade não está mais nos mapas. “Bacurau é um filme de aventura ambientado no Brasil daqui a alguns anos”, descrevem Mendonça Filho e Dornelles.