Oportunidade

Instituto Metrópole Digital, da UFRN, abre 1.080 vagas para Cursos Técnicos de TI em Natal, Caicó e outras cidades do interior

O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), publicou hoje (28) um novo edital de seleção para ingresso em seus Cursos Técnicos em Tecnologia da Informação (TI) – Turma 2023.2. A oportunidade oferece 1.080 vagas, destinadas exclusivamente a estudantes do Ensino Médio da rede pública do RN.

As inscrições estarão abertas na próxima terça-feira (2) e poderão ser feitas até o dia 4 de junho, por meio do site da Comperve, sem pagamento de taxa. Para essa chamada, o processo seletivo consistirá na avaliação do desempenho escolar dos candidatos, que analisará a média das notas de Matemática e Língua Portuguesa obtidas pelos alunos durante o Ensino Fundamental.

Ofertados de forma gratuita, os Cursos Técnicos têm vagas abertas para Natal, Angicos, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. Na capital potiguar, serão oferecidas formações em Automação Industrial, Informática para Internet, Redes de Computadores, Internet das Coisas e Programação de Jogos Digitais.

Já nas cidades do interior, os Cursos serão de Redes de Computadores, exceto Pau dos Ferros, onde serão ministradas aulas de Informática para Internet.

Das 1.080 vagas, 600 são para Natal e 120 para cada uma das cidades do interior. O IMD prevê que a divulgação do resultado final das provas aconteça no dia 9 de junho e as aulas serão inciadas no dia 14 de agosto deste ano.

Para ingresso nos Cursos Técnicos, não é necessário que o candidato esteja matriculado em algum programa de ensino da UFRN.

Cursos Técnicos

Com grade curricular com carga horária variável – entre 1 mil e 1,2 mil horas, os Cursos Técnicos contam com atividades semipresenciais, oferecidas tanto a distância (on-line) como presencialmente.

Em Natal, as aulas acontecem na sede do IMD, nos três períodos do dia e, no interior, os encontros ocorrem nas mediações da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES). Nessas cidades, as aulas são ministradas no período noturno.

Durante toda a formação, os alunos recebem acompanhamento de profissionais do IMD, responsáveis por conduzir atividades pedagógicas e oferecer conteúdo de maneira flexível e direcionada.

A formação técnica do IMD recebe financiamento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC). Mais informações sobre os Cursos Técnicos estão disponíveis no site.

G1 RN