Natal

Obras em Ponta Negra têm que iniciar até dezembro para garantir verba federal

A obra acontecerá por cada trecho de 500 m² e toda essa área será interditada

As obras de enrocamento (paredões de proteção contra o avanço da maré) e de crescimento da faixa de areia na Praia de Ponta Negra, em Natal, precisam começar até dezembro para que a verba restante que será enviada pelo Governo Federal para o projeto seja garantida. Foi o que explicou o titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semov), Tomaz Neto, em audiência pública, que discutia os impactos da obra na praia, na Câmara Municipal de Natal na manhã desta quarta-feira (18).

Atualmente, há dois quilômetros de enrocamento na praia – a proposta é que seja estendido por mais dois quilômetros, totalizando quatro. Essa nova área vai cobrir do quiosque 27 até o Hotel Serhs. Além disso, o projeto prevê uma obra de “engordamento” da praia, aumentando a faixa de areia entre o mar e o calçadão.

A obra acontecerá por cada trecho de 500 m² e toda essa área será interditada – sem qualquer outra atividade – no período de execução do trabalho. Todo esse projeto foi desenvolvido a partir de um estudo encomendado pela Semov.

A obra está em processo de estudo pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e deve ser realizada no período de seis meses, a contar com início no mês de novembro.

A proposta da audiência pública partiu da vereadora Ana Paula Araújo (PSDC) e contou com a a participação de entidades relacionadas do município de Natal, além dos órgãos de controle, que apresentaram os principais tópicos referentes à obra de engordamento da faixa de areia da praia. A audiência também tratou da infraestrutura da Vila de Ponta Negra e da situação dos pescadores e trabalhadores locais.