A cidade de Blumenau, em Santa Catarina, sedia a 6ª edição do Prêmio Queijo Brasil, um evento que tem como objetivo reconhecer e valorizar os produtores de queijo, incentivando a melhoria da qualidade dos produtos. Neste ano, o destaque ficou para a região do Seridó, no Rio Grande do Norte, que conquistou um total de 14 medalhas, sendo 12 delas para queijeiras da região.
O apoio do SEBRAE possibilitou o envio dos queijos de oito queijeiras do Seridó e do RN, e todas elas foram premiadas, demonstrando a qualidade e o talento dos produtores locais. As queijeiras premiadas foram a Capril Buxada, localizada em Monte Alegre; a Fazenda Barreiras, de Encanto; a Rolinha, em Serra Negra do Norte; a Galego da Serra, em Tenente Laurentino Cruz; a do Zaca, em São João do Sabugi; a A. Cipriano, também em São João do Sabugi; a Dona Gertrudes, em Caicó; e a JC Caicó, também em Caicó.
Os queijos dessas queijeiras foram reconhecidos com medalhas de ouro, prata e bronze nas categorias de Queijo de Manteiga e Queijo de Coalho. As medalhas de ouro foram conquistadas pela Queijeira do Zacacom o Queijo de Manteiga, pela Queijeira Galego da Serra com o Queijo de Coalho, pela Queijeira JC com o Queijo de Manteiga e pela Queijeira Dona Gertrudes com o Queijo de Coalho defumado.
Na categoria de medalhas de prata, a Queijeira Dona Gertrudes recebeu duas premiações, uma pelo Queijo de Manteiga e outra pelo Queijo de Coalho com Orégano. A Fazenda Rolinha também foi premiada com o Queijo Aliança, e as queijeiras JC e A. Ciprianoreceberam medalhas de prata pelo Queijo de Coalho e Queijo de Manteiga, respectivamente.
Já as medalhas de bronze foram concedidas para a Queijeira Dona Gertrudes pelo Queijo de Coalho, para a Fazenda Barreiras pelo Queijo de Coalho, para a Queijeira do Zaca pelo Queijo de Manteiga ancestral e pelo Queijo de Coalho, e para a Capril Buxada com o Queijo Porreta.
Além do concurso de premiação, o Prêmio Queijo Brasil também conta com uma feira gastronômica, palestras e o desafio “O Queijista”. A feira, que ocorre de 7 a 9 de julho, contará com a participação de cerca de 30 queijarias e aproximadamente 15 estandes de marcas relacionadas, como azeites de oliva, cafés, charcutarias, cervejas, vinhos e geleias. O evento é voltado para a realização de negócios entre produtores, comerciantes e restaurantes, além de proporcionar uma oportunidade para os produtores se aproximarem dos consumidores.
Com a conquista das medalhas, as queijeiras do Seridó demonstraram a qualidade e o potencial dos queijos produzidos na região, consolidando o Rio Grande do Norte como um polo de excelência na produção de queijos artesanais. O reconhecimento e apoio do SEBRAE foram fundamentais para o sucesso dos produtores, impulsionando o desenvolvimento e a valorização do setor.
Blog da GL