Tecnologia

RN: Por telefone, estudantes de Parnamirim recitam poesia para pessoas em quarentena

A fórmula é simples. Os quatro ligam para contatos pré-selecionados, via WhatsApp, para recitar poemas por meio de videochamada

Um Toque de Poesia para encher o coração de esperança e acreditar que dias melhores virão. Afago para uma alma inquieta e alento para os momentos de angústia, afinal, feliz aquele que, no meio do caminho, encontrou um poema. Como você reagiria ao receber uma chamada durante o dia e ouvir que, do outro lado alguém declama alguns versos? Quem já passou pela experiência relata sempre duas reações em comum: emoção e surpresa.

Esta é uma situação que tem se repetido todos os dias, desde que quatro alunos da Escola Municipal Jacira Medeiros, em Parnamirim, decidiram pôr em prática uma ação inusitada tanto quanto feliz, sob orientação da professora Valéria Vaz: Toque de Poesia, que integra as atividades do projeto Rio de Leitura. A atividade foi criada especialmente para este período de isolamento pelo qual passa o país, e já acontece há duas semanas.

A fórmula é simples. Os quatro ligam para contatos pré-selecionados, via WhatsApp, para recitar poemas por meio de videochamada. “A ideia surgiu durante uma ligação e uma conversa com Emily (que faz parte da ação). Ela disse que estava com saudade das rodas de poesia que participava na escola. No momento, idealizei a ação. Quando desliguei o telefone, comecei a articular como tudo poderia ser feito”, conta Valéria Vaz, que é mediadora de leitura e orienta os estudantes nas atividades do Toque de Poesia.

“Selecionei os quatro alunos e expliquei que eles teriam que fazer ligações. Cada um organiza os horários de acordo com a própria realidade. Eu envio os números. Iniciei apenas com contatos meus, de pessoas que eu sabia que iriam atender às ligações. Queria me certificar de que eles (os alunos) iriam ser bem atendidos” contou a professora.

A partir daí, os contatos se multiplicaram. Quem recebe uma ligação, sempre indica alguém para também ouvir poesia. “Uma das pessoas que recebeu a ligação participa de um grupo oncológico. Ela pediu para que ligassem para as colegas do grupo. Queria que todas tivessem a mesma sensação de acolhimento”, conta Valéria.

“Tudo vai passar”

“Meu nome é Emily, estudo na escola Jacira Medeiros e sou aluna da professora Valéria. Pode me ouvir recitar um poema?” É assim que Emily Emanuelle (16), estudante do 9º ano se apresenta para quem está do outro lado da linha. A paixão pela leitura e pela poesia é a motivação para vencer a timidez e encarar o desafio de declamar um poema para quem, na maioria das vezes, sequer ouviu a voz algum dia.

“A reação das pessoas é surpreendente. Alguns se emocionam, outros ficam sem acreditar”, revela a estudante, que, a exemplo dos colegas leva a iniciativa muito a sério. “Eu sinto uma responsabilidade imensa, porque a poesia declamada por mim toca o sentimento de quem está ouvindo. É algo muito especial”, revela.

Além de Emily, Barbara Oliveira (14), Letícia Dias (14) e Vinícius Gomes (13) participam da ação, numa troca de experiências que se traduz em empatia e força. “Quero agradecer a quem atendeu às nossas ligações e pedir que tenham fé. Tudo isso vai passar”, diz Emily.

Gratidão

Para quem recebe a ligação de um dos estudantes, o sentimento é sempre o de gratidão. “Essa chamada se tornou especial porque você sente que foi escolhido. Eles leem o poema de uma forma tão verdadeira. Recebi com muito carinho. Foi tão bom. Obrigada a todos vocês”, retribuiu a técnica em enfermagem Verusca Rocha.

A gerente de vendas Adriana Oliveira também agradeceu: “Eu tive o prazer de ouvir o poema ‘Tomara‘, de Vinícius de Moraes. Tomara que passe logo essa pandemia. Parabéns e obrigada”.

Encantado com a ação, o escritor José de Castro parabenizou a iniciativa após receber uma ligação. “É uma grande alegria, porque a gente está confinado. Receber um poema de uma aluna, assim, de surpresa, é algo legal. Tudo isso vai passar e com poesia será bem melhor enfrentar esse momento de reclusão”.

Valéria, mediadora da ação, conta que faz questão de dividir com os alunos cada agradecimento recebido e que o reconhecimento enche o coração de alegria. “Os pais dos alunos mandam mensagens elogiando o trabalho. Recebemos esse retorno e é gratificante. Estamos com nosso coração cheio de alegria, graças a esse Toque de Poesia”, comenta orgulhosa.

Um Toque de Poesia para você, leitor

A seguir, o Agora RN reservou um cantinho para dedicar a você, leitor, um “Toque de Poesia”. Os versos foram enviados pelos participantes da ação: Emily, Vinicius, Letícia e Barbara.